sábado, 1 de abril de 2017

Ka Trail: Me engana que eu gosto!


NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA! – Apesar de a Ford considerar o Ka Trail 1.0 um “fora de estrada leve”, não convém abusar da sorte e chafurdar num lamaçal
NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA! – Apesar de a Ford considerar o Ka Trail 1.0 um “fora de estrada leve”, não convém abusar da sorte e chafurdar num lamaçal
GUARUJÁ (SP) – Vender carro no Brasil se tornou mais difícil que há cinco anos. Com volumes que retrocederam ao patamar de 2006, convencer o consumidor a investir num automóvel zero exige, além de habilidade para vendas, muita lábia e apelo emocional. O Ford Ka Trail é um exemplo desse cenário. O popular baiano, que foi líder no segmento de entrada com 76 mil unidades emplacadas em 2016, passa a contar com uma versão aventureira, assim como Onix, Uno, Etios, Sandero e HB20, com preço inicial nada modesto de R$ 47.690.
Segundo a Ford, entre 2003 e 2017 o percentual de aventureiros (entre os compactos e populares) subiu de 4% para 16%, o que estimulou a marca a investir numa fantasia de Indiana Jones para o hatch. Seguindo essa matemática, caso a Ford consiga repetir o mesmo desempenho do ano passado, o Ka Trail poderia somar algo em torno de 12 mil unidades ao mix de venda do popular, sem considerar a canibalização com o Ka convencional.
Visualmente, o Ka Trail se difere pelos adesivos, apliques nos para-choques, moldura nas caixas de rodas, máscara negra nos faróis e rodas escurecidas. Por dentro, o que muda é o acabamento dos bancos e detalhes que evidenciam a versão. De série, ele oferece direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas e rádio MyConnection, com entrada USB e conexão Bluetooth.

Suspensão
Tecnicamente, os executivos da Ford garantem que o carro teve o conjunto de suspensão revisto, com novas buchas e amortecedores que elevaram a altura em três centímetros. Com isso, o popular passa a ter altura livre de 20 centímetros, o que, segundo a marca, faz dele um veículo off-road, o que é um tremendo exagero. “O vão livre de 200 milímetros nos credita a classificá-lo como fora de estrada leve”, garante o gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, Gilberto Geri.
Equipado com o motor 1.0 (três cilindros) de 85 cv, não se pode sugerir que o Ka Trail tenha proposta para aplicação todo-terreno nem de brincadeira. Afinal, não seria nada inteligente enfiar um Ka num lamaçal, assim como qualquer outro modelo aventureiro do mercado, que apenas se traveste de carro robusto.
Na próxima semana, a Ford apresentará a versão equipada com motor 1.5 de 110 cv, que terá preço inicial de R$ 51.990. E nem com o vigor extra convém dizer que o modelo está apto para além de uma estrada de terra.

Concorrentes
Durante a apresentação, o gerente de marketing da Ford, Fernando Pfeiffer, afirmou que o Ka Trail é a opção mais barata para quem busca um compacto aventureiro. “Nosso carro parte de um valor cerca de R$ 10 mil abaixo do concorrente mais próximo (Onix Activ), o que faz ele bastante competitivo”, explica. No entanto, a Ford não considera o Uno Way como concorrente direto.
O Uno é menor e tem suspensão mais baixa, além de ter percepção menos expressiva do que o restante dos concorrentes”, justifica Pfeiffer. No entanto, o que o executivo esqueceu de mencionar é que o Uno Way é o único concorrente equipado com motor 1.0, assim como o Ka Trail, e parte de R$ 43.880.
A Ford carregou nos adjetivos para valorizar o produto, mas numa época em que qualquer automóvel ganha status de jipe, inclusive minivan, não dá para jogar pedras no carrinho baiano. Afinal, é o consumidor quem se derrete por um jipinho, nem que seja de mentirinha!

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