terça-feira, 4 de abril de 2017

Brasileiros criam recurso que evitaria furtos de iPhones


Grupo entrou em contato com a Apple para solicitar uma alteração de segurança no software

por
Leia Já , site parceiro da Tribuna da Bahia Online
Publicada em TRIBUNA DA BAHAI
Foto: PEXELS/Creative Commons
iPhone, da Apple
Um grupo de brasileiros apaixonados por iPhone resolveu agir por conta própria para evitar os furtos do aparelho no Brasil. Eles contataram a fabricante americana para solicitar uma alteração de segurança no software dos celulares que pode transformar o ato de furtar um iPhone em uma verdadeira máquina de rastreamento de bandidos.
A modificação de segurança consiste em algo simples. Segundo o porta-voz do grupo, André Reis, que também trabalha com a manutenção destes aparelhos, bastaria que a Apple impedisse os celulares de serem desligados sem que fossem destravados por seus próprios donos.
Atualmente, a Apple não solicita uma senha de desbloqueio para que o aparelho seja desligado. "A única forma de desligar um aparelho furtado seria abri-lo com uma chave pentagonal. Após o crime isso demoraria ao menos 30 minutos em uma bancada. Tempo de sobra para que o aparelho fosse rastreado pelo sistema", explica.
Na prática, os aparelhos furtados podem ser bloqueados pelo sistema da Apple por seus donos remotamente, mas só isso não diminui o problema. "Os aparelhos furtados são comercializados no mercado negro em um esquema semelhante ao desmanche de carros roubados. O celular especificamente não pode ser mais usado, mas suas peças podem servir como insumo para consertar outros aparelhos", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário