Depois de seis anos de muita polêmica, as
obras do Porto Sul, na Bahia, vão começar. A construção do porto deve
gerar dois mil empregos diretos na região, mas muitos ambientalistas
reclamam dos impactos ambientais.
A autorização do Ibama para retirar parte
da Mata Atlântica era o passo que faltava para o início das obras.
Quinhentos hectares serão desmatados para a construção do Porto Sul na
região de Aritaguá, em Ilhéus. O projeto está orçado em mais de R$ 2
bilhões e é resultado de uma parceria público-privada.
As obras vão começar no primeiro semestre
do ano que vem e o porto deve ficar pronto em três anos. Essa
autorização saiu depois de seis anos de discussões, audiências públicas e
muita polêmica. Desde o começo, ambientalistas de Ilhéus protestam
contra o que eles consideram um investimento inadequado para a região.
Três anos atrás, por pressão deles, o projeto original do porto foi
modificado.
No início era para ele ter sido
construído na Ponta da Tulha, também em Ilhéus. O píer de atracação
ficaria apenas a um quilômetro e meio da praia, o que poderia prejudicar
os animais marinhos. Com o protesto dos ambientalistas, o local do
porto mudou. Agora, em Aritaguá, o píer de atracação será construído a
três quilômetros da costa.
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