domingo, 27 de novembro de 2016

Cidade no AP está em situação de alerta para surto de doenças do Aedes


Situação em Ferreira Gomes foi detectada em dados do Ministério da Saúde.
Estudo baseia-se em ações de controle da dengue, zika e chikungunya.

Fabiana FigueiredoDo G1 AP
rio araguari amapá ferreira gomes (Foto: Abinoan Santiago/G1)Ferreira Gomes está em alerta para surtos de
doenças do Aedes aegypti
(Foto: Abinoan Santiago/G1)
O município de Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá, está em situação de alerta para surtos de dengue, chikungunya e zika, doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A informação é do Ministério da Saúde, que detectou a situação no município através do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro e novembro.
A capital, Macapá, assim como os municípios de Santana, Calçoene, Oiapoque e Tartarugalzinho, estão em situação satisfatória, segundo os dados do LIRAa. Não foram informadas as situações dos demais municípios.
Em todo o país, o LIRAa apontou 855 cidades em situação de risco. Esse levantamento baseia-se em ações de controle das três doenças em todos os municípios. Os dados foram apresentados em um evento na quinta-feira (24).
Atualmente, o levantamento é feito a partir da adesão voluntária de municípios. O Ministério da Saúde prevê que, a partir de 2017, a participação seja obrigatória para municípios com mais de 2 mil imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário