sábado, 26 de novembro de 2016

Baía de Todos os Santos sedia 8ª edição do Rally Náutico


Pela primeira vez, a prova terá a participação de lanchas aquáticas ou jet ski, na categoria Jet, com mais de 10 participantes

por
Albenísio Fonseca
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Tereza Torres/ Setur/Fotos Públicas
Amanhã, a Baía de Todos os Santos converte-se em palco, também, para a Regata Aberta, com sete modalidades, em competição múltip
Amanhã, a Baía de Todos os Santos converte-se em palco, também, para a Regata Aberta, com sete modalidades, em competição múltipla
Todas as atenções estarão voltadas, hoje, para as provas de técnica e precisão que envolvem o Rally Náutico da Bahia. Já em sua 8ª edição, a competição reúne cerca de 40 competidores baianos, paranaenses, catarinenses e paulistas, em trecho de 19 milhas, na Baía de Todos os Santos, com lanchas de, no mínimo 18 pés e até 60 pés, nas categorias Geral, Bahia e Aventura.
Pela primeira vez, a prova terá a participação de lanchas aquáticas ou jet ski, na categoria Jet, com mais de 10 participantes.
Amanhã, a Baía de Todos os Santos converte-se em palco, também, para a Regata Aberta, com sete modalidades, em competição múltipla.
As provas de travessia da Baía de Todos os Santos, a nado e por canoa, da Praia do Duro em Mar Grande e chegada no Porto da Barra, estão programadas para o próximo final de semana. O 8º Rally é uma iniciativa do Yacht Clube com a Bahia Marina e integra a programação do II Festival Náutico de Salvador, promovido pela Prefeitura, através da Saltur-Empresa de Turismo Municipal.
Durante coletiva, ontem pela manhã, na sede do Yacht, o comodoro Marcelo Sacramento fez ver o quanto “a competição não requer velocidade ou objetivo de chegada em 1º lugar, mas um apurado uso do leme e do GPS-Guia por satélite para demonstrar destreza na navegação, com todos as embarcações monitoradas por Data Logger”.
De acordo com o diretor técnico da competição, Glênio Cogo, “a largada acontece às 11h, no Porto da Barra, para um percurso que se estende a 500 quilômetros do Farol da Barra e retorno com rota que prevê quatro passagens em frente à praia do Porto”.
Ontem à noite, também no Yacht Clube, foram efetuados os sorteios da ordem de largada, palestra sobre segurança na navegabilidade, por oficial da Capitania dos Portos e distribuição de dois Data Loggers por embarcação. Segundo Leilane Vasconcellos Loureiro, administradora da Bahia Marina, “por volta do meio-dia acontece umpit stop no ponto neutro da marina para descanso, congraçamento e show da banda batifun”. Após o relax, a prova continua em rota que se estende até a Ponta do Humaitá, no Monte Serrat, e retorno ao Yacht.
Conforme Glênio, “as rotas específicas não dispõem de sinalizadores. Os competidores seguem coordenadas de latitude e longitude, por boias imaginárias. Vence aquele que errar menos ou demonstrar maior rigor no trajeto, controle do tempo e desempenho nas velocidades, também estipuladas pelo cronograma da prova dentro de 45 coordenadas cartográficas ou way points e dentro do espírito de esporte e lazer.
Com base nos rastreadores instalados nas embarcações, o resultado da competição será anunciado pela Comissão de Cronometragem por volta das 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário