domingo, 28 de agosto de 2016

Ceará sedia encontro de discussão e comercialização de audiovisual


Mercado Audiovisual Cearense ocorre de 26 de agosto a 1º de setembro.
Programação inclui painéis, discussões e rodadas de negócio.

Do G1 CE
Fortaleza sedia, de 26 de agosto a 1º de setembro, a segunda edição do Mercado Audiovisual Cearense (II MAC), destinado à comercialização de produção audiovisual. O evento, que ocorre no Porto Iracema das Artes. O evento contará também com painéis e palestras sobre o mercado audiovisual brasileiro.
Em 2016, o Fundo Setorial do Audiovisual para o programa "Brasil de Todas as Telas" chega a R$ 550 milhões, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Cerca de 30% do total dos recursos disponibilizados devem ser destinados a produtoras brasileiras estabelecidas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, conforme normas estabelecidas pela Agência.
De acordo com o cineasta Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), por ser o Setor do Audiovisual muito recente, pouca gente tem consciência da obrigatoriedade desse percentual. "O Tribunal de contas da União (TCU), já cobrou da Ancine essa regulamentação e essa é uma bandeira da gente".

"Nós estamos trazendo players, que são canais para compra de conteúdo. Eles vão participar de rodadas de negócios com produtoras das três regiões”. Entre os canais que estarão presentes, está a Globo News que, segundo Wolney, pode colocar até R$ 200 mil em projetos de documentário em longa-metragem. Ele destaca ainda o canal Curta!, que pode adquirir minisséries de animação, ficção ou documentário, Globo Filmes e Cine Brasil TV.  Além desses, está confirmada a participação de dois canais de animação, a  Cartoon Network e Gloob.
"A lei obriga as TVs pagas a comprar conteúdo nacional independente, ou seja devem comprar conteúdo de fora de suas emissoras. O Ceará, assim como os outros estados, começou a fazer suas produções e o que estamos discutindo dentro do MAC é como podemos melhorar a performance da produção audiovisual cearense e fazer com que essas produções ganhem outras janelas para além nosso estado",  ressalta Doug de Paula, da Câmara Setorial do Audiovisual da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará  (Adece).
Programação
A programação do II MAC, no dia 26, tem início às 9h, com o painel "Panorama do Audiovisual Brasileiro: O Desafio da Regionalização", com a participação de Fernanda Farah, do BNDES, Rodrigo Guimarães, da Brasil Audiovisual Independente, Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Ceará, Bete Jaguaribe, do Porto Iracema das Artes, Paulo Linhares, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e Wolney Oliveira, diretor do MAC, como moderador.
Ainda no primeiro dia ocorrem mais dois painéis. Às 11h, o tema é "Os Desafios da Produção Independente", com a participação do cineasta cearense Halder Gomes, de Georgia Costa Araújo, da produtora Coração da Selva (SP), e mediação de Doug de Paula. Às 15h, entra em pauta "O Cinema de Animação no Brasil", com Fernanda Farah, do BNDES, Mariana Medina, da produtora cearense Tusche,  Márcio Sguilaro, do canal Cartoon Network.
No dia 27, o tema que abre a programação é "Os desafios da produção e exibição local de conteúdo independente", em painel às 9h com a participação de Cyro Tomaz, da TV Jangadeiro, Tibico Brasil, da TVC, Émerson Maranhão, da TV O Povo e Ricardo Cardoso, da Ancine. Às 17h, a conversa será sobre "A produção regional e o FSA - Fundo Setorial do Audiovisual", com Frederico Machado, da Lume Filmes (MA), Renato Barbieri, da Gaya Filmes, das produtoras baianas Sylvia Abreu, da Truque Filmes e Vânia Lima, da TemDendê Produções, o produtor Chico Fill, da Amazon Filmes (AM), e Isabela Cribari, da Set Produções (PE).
O domingo (28), será dedicado às rodadas de negócios entre os canais e as produtoras locais e regionais. Este processo ocorre mediante inscrição de produtoras independentes que submetem seus projetos para análise e seleção dos canais convidados para o evento.

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