sexta-feira, 29 de julho de 2016

Após ataques, STTU anuncia recolhimento dos ônibus em Natal


Quatorze veículos foram alvos de criminosos nesta sexta-feira (29).
'Lamentamos profundamente o definhamento do Estado', diz secretário.

Do G1 RN
ônibus da empresa Guanabara foi incendiado na Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal (Foto: PM/Divulgação)Um dos ônibus atacados, da empresa Guanabara, foi incendiado na Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal (Foto: PM/Divulgação)
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que as empresas de transporte público estão recolhendo todos os ônibus que circulam na cidade. Desde o início da tarde desta sexta-feira (29), cinco ônibus em Natal; um em Parnamirim; um ônibus escolar em Macaíba; outro ônibus escolar em Florânia; dois micro-ônibus - sendo um na BR-304 (Macaíba) e outro na BR-101 (Monte Alegre); dois carros em São José de Mipibu; uma kombi em Currais Novos; e mais um carro em Caicó foram depredados, foram depredados, queimados ou parcialmente incendiados por criminosos.

"Desde o começo da tarde estão ocorrendo ataques e ninguém conseguiu evitar nem ninguém foi preso. Se continuasse nesse ritmo, ficaríamos sem nenhum ônibus para garantir o transporte da população em um futuro próximo", declarou Clodoaldo Trindade, subsecretário da STTU.
Após reunião com o secretário de segurança do estado, Ronaldo Lundgren,o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro) informou que os primeiros ônibus só vão deixar as garagens das empresas neste sábado (30) por volta das 5h, com o raiar do dia, caso haja apoio da Polícia Militar. De acordo com a assessoria de comunicação do Sintro, a PM se comprometeu a escoltar os ônibus das portas das garagens até os terminais.
Apesar de o recolhimento dos ônibus, a STTU autorizou que táxis, veículos de transporte escolar e ônibus de fretamento cadastrados pelo DER/RN realizem o serviço de lotação cobrando o valor da tarifa inteira, que é de R$ 2,90.
"Nós lamentamos profundamente o definhamento do poder do Estado, que está sendo suplantado por um poder marginal", concluiu o subsecretário.
Na Zona Leste de Natal, ônibus foi incendiado no cruzamento da Av. Nacimento de Castro com a Rua dos Tororós (Foto: PM/Divulgação)Na Zona Leste de Natal, ônibus foi incendiado no cruzamento da Av. Nacimento de Castro com a Rua dos Tororós (Foto: PM/Divulgação)
'O Estado não se intimidará com as ameaças'
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) emitiu um alerta nesta quinta-feira (28) logo após a circulação, em redes sociais, de áudios supostamente gravados por criminosos em resposta à instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal.
Bloqueadores de celular foram instalados nesta quinta-feira (28) na Penitenciária Estadual de Parnamirim; fotos foram feitas pelos próprios presos, que espalharam as imagens pelas redes sociais (Foto: Reprodução)Bloqueadores de celular foram instalados nesta
quinta-feira (28) na Penitenciária Estadual de
Parnamirim; fotos foram feitas pelos próprios
presos, que espalharam as imagens pelas
redes sociais (Foto: Reprodução)
No documento, assinado pela Coordenadoria de Administração Penitenciária, está escrito: “Cumprimentando-os, inicialmente, sirvo-me do presente para determinar que todas as direções de unidades prisionais e grupos de apoios, tenham maior atenção às suas unidades e que compareçam às mesmas devido a possíveis motins ou rebeliões que possam acontecer neste final de semana em todo Estado. Diante o exposto, determinamos, também, que as equipes de Agentes Penitenciários deverão ficar de sobreaviso para possível acionamento” (SIC).
Nesta sexta, as secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc) e de Segurança e Defesa Social (Sesed)  emitiram uma nota na qual afirmam que todas as medidas para garantir a segurança da população serão adotadas e que "o Estado não se intimidará com as ameaças".
Coape chama a atenção de diretores de unidades prisionais quanto à possibilidade de motins e rebeliões neste final de semana no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução)Coape chama a atenção de diretores de unidades prisionais quanto à possibilidade de motins e rebeliões neste final de semana no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário