sábado, 25 de junho de 2016

Vice-governador de SP é chamado de verme e exige desculpa de internauta


Márcio França disse que processaria mulher se ofensa não fosse apagada.
Moradora de São Vicente, cidade onde ele foi prefeito, fez críticas na web.

Orion PiresDo G1 Santos
Márcio França é atual vice-governador de SP e já foi prefeito de São Vicente (Foto: Arquivo Pessoal)Márcio França é atual vice-governador de SP e já foi prefeito de São Vicente (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma crítica feita por uma moradora de São Vicente, no litoral de São Paulo, ao vice-governador do Estado e ex-prefeito da cidade vicentina por dois mandatos, Márcio França (PSB), causou polêmica nas redes sociais nos últimos dias. Ele foi chamado de “verme” e decidiu processar a internauta.
Na última sexta-feira (24), no entanto, Márcio França, que também é advogado, voltou atrás e pediu à sua equipe jurídica que retirasse a ação contra a educadora física Michelle Cecchi. Ele disse que mudou sua decisão de processar a educadora depois que Michelle se desculpou "discretamente" pelo ocorrido.
Márcio França disse que iria processar Michelle   (Foto:  Reprodução/Facebook)Márcio França disse que iria processar Michelle
(Foto: Reprodução/Facebook)
A polêmica começou há uma semana, no dia 16 de junho, quando o vice-governador postou em sua página oficial no Facebook, fotos de São Vicente da época em que foi prefeito da cidade [1997/2000 e 2001/2004] e escreveu que as “coisas” tinham mudado daquele tempo em diante.
Na opinião da educadora, a situação mudou para pior. Ela comentou na publicação criticando a atual administração do prefeito Luis Cláudio Bili (PP) e questionou qual foi a ajuda do Estado ao município para enfrentar os problemas, como inúmeras greves de serviços públicos, falta de coleta de lixo e verbas estaduais.
"Moro em São Vicente desde que nasci e estou realmente triste de ver a cidade abandonada e precisando de ajuda, mas o que aparenta é que o Márcio França, como ex-prefeito que foi e atual vice-governador, não estava dando a mínima para a cidade. Que verbas ele mandou para cá? O que fez para ajudar o lugar que ele diz gostar tanto? Ele não respondeu minhas perguntas como munícipe e eleitora e apagou o que escrevi", contou.
Márcio França confirma que ele mesmo apagou o comentário de Michelle na rede social e justifica que a educadora fez comentários fora do contexto da publicação considerada positiva. “Elogiar, criticar é do jogo, mas no seu espaço, no caso, no meu, eu sou responsável e avalio o que deve ficar ali”, disse o vice-governador.
Márcio França printou postagem em que é chamado de verme (Foto: Reprodução/Facebook)Márcio França printou postagem em que é chamado de verme (Foto: Reprodução/Facebook)
Ofensa
Michelle se revoltou e acabou postando os questionamentos na própria página na rede social. Na publicação, ela criticou Márcio França e o chamou de "verme".
“Não foi uma crítica, mas uma ofensa à minha família. Eu printei (tirei foto) da publicação e mandei para ela por inbox (caixa de entrada – enviada apenas para o usuário) pedindo que ela retirasse o que escreveu e pedisse desculpa, caso contrário teria que provar isso na Justiça. É simples, no meu espaço a crítica eu respeito, mas se o tom for fora do contexto eu apago, e processo se for ofensivo. Já fiz isso outras vezes", acrescentou França.
Intimidada
A educadora, no entanto, achou a abordagem do político agressiva e intimidadora e divulgou o que ela entendeu como ameaça. A nova postagem causou polêmica e foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais.
"Sei que errei ao onfendê-lo, mas estava cansada de ser ignorada. Qualquer um que recebesse uma mensagem daquelas teria medo e eu também tive, mas expus minha indignação. Fiquei preocupada e retirei meu post do ar, demonstrando que o diálogo é capaz de resolver os problemas. Se ele tivesse respondido antes o que perguntei, nada disso teria acontecido. Acredito que devemos ter os políticos como símbolo e acesso para pedir apoio e ajuda e não ter medo deles".
Já o vice-governador acredita que o episódio deva servir de exemplo para que as pessoas tenham responsabilidade e cautela antes de ofender alguém. "A internet e as redes sociais são ótimas ferramentas, mas é preciso ter noção que não estamos sozinhos em uma sala e o que se escreve é lido por muita gente. Eu dei a oportunidade dela se retratar, como ela não tinha feito, entrei com o processo na Justiça e depois vi que ela discretamente entendeu que havia errado no xingamento e pedi a retirada da ação", concluiu Marcio França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário