domingo, 26 de junho de 2016

'FT': Brasil endividado mostra falta de habilidade em lidar com crise

A recapitalização da Petrobras é uma das soluções disponíveis


Matéria publicada nesta sexta-feira (24) no jornal inglês Financial Times, fala da falta de habilidade do Brasil em lidar com crise a financeira, e até contenções de despesas.
O Financial Times analisa que tudo no Brasil é grande. Pode-se dizer que o país sofre de um complexo de grandeza. Ultimamente, porém, o Brasil está passando por uma forte crise. O país está enfrentando sua maior recessão. Assolado pelo que pode ser chamado de seu maior escândalo de corrupção, envolvendo políticos de alto nível, empresários e estatais, como a petrolífera Petrobras.
O Financial Times avalia que a Petrobras é a empresa de petróleo mais endividada do mundo. Esta semana, a empresa de telefonia OI pediu falências e entrou com pedido de "recuperação judicial". A falência da Oi chamou ainda mais a atenção para os problemas financeiros do Brasil. Em termos gerais, existem dois terrenos distintos de dívida. O primeiro é o da dívida corporativa. Alguns dos motivos para este declínio é simplesmente o ciclo normal seguido de uma onda de excesso otimismo. Grande parte dessa dívida também é por conta da moeda estrangeira, e de uma farra de empréstimos que agora voltou a assombrar as empresas brasileiras, dada a desvalorização do real, moeda nacional. Isso é em grande parte a história da Oi, que tem cerca de dois terços dos seus R $ 65 bilhões (US $ 20 bilhões) de dívida em moeda estrangeira.
O Financial Times avalia que a Petrobras é a empresa de petróleo mais endividada do mundo
O Financial Times avalia que a Petrobras é a empresa de petróleo mais endividada do mundo
Depois, existe a dívida pública, acrescenta o texto do Financial Times. Isto é muito mais comum em termos domésticos. Essa dinâmica explicar por que Brasília socorreu o estado do Rio de Janeiro este mês. No entanto, a situação da dívida pública não é tão preocupante quanto a dívida em moeda estrangeira. A dívida soberana no exterior vale cerca de US $ 40 bilhões.
Uma alternativa para recuperar a economia do Brasil seria a recapitalização da Petrobras, opina o Financial Times.  mas até agora, o governo interino de Michel Temer não está disposto a seguir este caminho. Ele nomeou um gestor altamente respeitado para ser chefe-executivo da Petrobras. A empresa também elevou suas finanças da China e fez alienações. Mas em algum momento ele terá de recapitalizar a empresa. Isto não só reforçará a empresa, mas também ajudará a colocar a dinâmica da dívida do Brasil no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário