sábado, 28 de maio de 2016

BMW recria o intempestivo 2002 turbo em Estudo Hommage


O pequeno 2002 Turbo foi o compacto mais ariscos de sua época e um dos precursores no uso do turbocompressor com êxito, conceito servirá de inspiração em novos modelos
O pequeno 2002 Turbo foi o compacto mais ariscos de sua época e um dos precursores no uso do turbocompressor com êxito, conceito servirá de inspiração em novos modelos
Não é novidade para ninguém que a escola de design alemã é conservadora. Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen são extremamente rígidas em seus dogmas estéticos o que tornam seus automóveis perceptíveis num primeiro olhar sem a necessidade de visualizar o emblema. Fugir das linhas características não é fácil e alguns designers quando podem driblar da rigidez estética se esbaldam. Um exemplo é o BMW 2002 Turbo Hommage Concept, que acaba de ser revelado pela marca.
O cupê que reinterpreta o clássico 2002 Turbo (Série 02) de 1973, é o terceiro estudo da série Hommage, que já apresentou releituras do clássico 328, da década de 1930, assim como o furioso 3.0 CSL de 1971. O conceito foi a estrela da marca no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, tradicional encontro de automóveis no Norte da Itália, realizado na semana passada.
Com porte semelhante ao do Série 2, o modelo resgata elementos do original, como o farol de parábola simples e a inscrição “Turbo”, grafada de forma invertida para que quem estivesse à frente do 2002 pudesse ler a inscrição pelo retrovisor e abrir caminho para o BMW endiabrado.
Cheio de vincos e recortes, o 2002 Turbo Hommage Concept não passará de um releitura de um dos capítulos da história da marca e não chegará ao mercado. Isso porque o Série 2 ainda é um modelo recente, assim como a atual geração do Série 3 e Série 4.
Tanto que não há nenhuma informação técnica disponível, como motor e demais tecnologias embarcadas. Mas se alguém bisbilhotar debaixo silhueta, fatalmente encontrará o conjunto-motor do M2 Coupé. Mas nada impede que alguns elementos de estilo sejam incorporados em modelos futuros.
Afinal, é para isso que os carros conceito servem, para apresentar novas opções de design e também avaliar a reação do público.
Série 02
A Série 02 foi a aposta da marca, nos anos 1960, para o segmento de sedãs compactos que daria origem à família Série 3. O algarismo “dois” correspondia ao número de portas. Além do sedã, o compacto teve versão hatch e até mesmo conversível (Baur Cabriolet). Mas foi o 2002 Turbo alcançou a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário