quinta-feira, 28 de abril de 2016

Saúde inicia sábado vacinação contra gripe; meta é imunizar 49,8 milhões


Campanha vai até o dia 20 de maio e não deve ser prorrogada, diz ministro.
Vacina trivalente protege contra H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B.

Gabriel LuizDo G1 DF
O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe  (Foto: Gabriel Luiz/G1)O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe (Foto: Gabriel Luiz/G1)
A campanha nacional de vacinação contra influenza começa neste sábado (30), com objetivo de imunizar 49,8 milhões de pessoas até dia 20 de maio, informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24). A previsão é de que a campanha – que foi antecipada em alguns estados e no DF – não seja prorrogada.
 
A ação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.
Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil profissionais de Saúde. Até esta quarta, o ministério estimou ter enviado às unidades da federação 57% das 54 milhões de doses que serão distribuídas pelo país até dia 6 de maio.
Desde o início do ano, foram registrados 1.635 casos de influenza e 230 mortes por complicações causadas pela doença até 16 de abril. Do total de casos registrados, 83% (1.365) são pela influenza A.
A atriz Arlete Salles, que estrelou a campanha publicitária anunciando o período de vacinação, também participou do anúncio do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário