Fenômeno foi fotografado em Urupema, onde fazia perto de -2ºC.
Previsão indica que pode haver mais na madrugada e início da manhã.
Geada cobriu carro em Urupema
(Foto: Victor Hugo Bittencourt/RBS TV)
Urupema, na Serra catarinense, teve registro de geada na noite desta
quinta-feira (28). O fenômeno foi visto por volta das 21h30, segundo a
RBS TV. A temperatura naquele momento era próxima de -2ºC, informou a
Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas em Santa
Catarina.(Foto: Victor Hugo Bittencourt/RBS TV)
Também foi registrada geada em Campo Belo do Sul, na mesma região, que tinha temperatura de 3ºC nesse mesmo horário.
As condições para ocorrer geada são "céu claro e baixa temperatura", explicou o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins. O fenômeno pode ocorrer, como em Campo Belo do Sul, com temperaturas positivas, desde que perto de 0ºC.
Como a temperatura mínima do dia costuma ocorrer perto do nascer do sol, ainda há possibilidade de mais geada em Santa Catarina na madrugada e início da manhã de sexta-feira (29).
O meteorologista também chamou a atenção para região Oeste. Por volta das 22h desta quinta, fazia 1ºC em cidades com Fraiburgo e Vargem, o que indica que há possibilidade de geadas também nessa região.
Geada também foi vista em Campo Belo do Sul (Foto: Rodrigo Antunes/Divulgação)
Previsão para sextaO frio deve continuar em Santa Catarina nesta sexta, segundo o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski. Cidades mais altas do Oeste e Norte, além da Serra, podem registrar temperaturas negativas.
O sol deve aparecer entre nuvens. Nesta sexta, a nebulosidade, inclusive, deve predominar em alguns momentos do dia.
Segundo a Epagri/Ciram, as máximas devem chegar a 12ºC na Serra, 13ºC no Oeste, 15ºC no Sul, 18ºC no Vale do Itajaí, 20ºC na Grande Florianópolis e 21ºC no Norte.
Neve em São Joaquim
Moradores de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, registraram pequenos flocos de neve por volta das 20h de quarta-feira (27), segundo a Epagri/Ciram, quando a temperatura chegou a -1°C. No Morro da Antena, em Urupema, a temperatura chegou a -2°C até a meia-noite, com uma sensação térmica de -21°C.
Sincelo
Ainda na manhã desta quinta, na Serra catarinense, pasto e vegetação amanheceram congelados. O sincelo, um fenômeno caracterizado pelo congelamento das gotas de água de nevoeiro em suspensão ao tocar com alguma superfície, foi registrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário