segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Carnaval de Presidente Figueiredo deve atrair 60 mil pessoas, no AM


Bandas locais e regionais participam da programação carnavalesca.
Prefeitura reduziu pela metade investimentos com evento devido à crise.

Adneison SeverianoDo G1 AM
Carnaval de Presidente Figueiredo atrai turistas pela folia e belezas naturais, como a Corredeira do Urubuí  (Foto: André Amazonas/Divulgação )Belezas naturais e folia atraem visitantes para Presidente Figueiredo (Foto: André Amazonas/Divulgação )
Um dos principais destinos turísticos do Amazonas esperar atrair 60 mil visitantes no período do carnaval. O município de Presidente Figueiredo, distante 117 km de Manaus, vai oferecer opções de entretenimento em cachoeiras e corredeiras da cidade. Em 2016, o Carnachoeira terá exclusivamente shows de atrações locais e regionais. A crise financeira motivou corte de custos com a programação do evento.

O Carnachoeira 2016 começa no domingo (7) e segue até a terça-feira de Carnaval, no dia 9. A programação carnavalesca ocorrerá em dois locais. Um palco ficará na Corredeira do Urubuí, onde as atrações se apresentam durante o dia. Outro na Praça da Cultura no Centro da cidade, onde acontecerá a programação à noite. Nove bandas regionais e três bandas locais farão shows.
Dez blocos de rua desfilarão pelas ruas da cidade até a Praça da Cultura. Os blocos disputam entre si. "No final da tarde de domingo, a partir das 17h haverá a concentração dos blocos, que sairão da Avenida Padre Caleri e até Praça da Cultura. Os foliões apresentam evoluções e os jurados no decorrer da avenida avaliam as apresentações. Dentre os itens avaliados estão: porta-estandarte, mascote do bloco e bloco mais animado. Quando os blocos chegaram à praça começam os shows musicais até a madrugada", informou o secretário municipal de Cultura e Eventos, Jeconias Santos.
Na segunda-feira (8), só haverá programação de carnaval à noite, na Praça da Cultura. O desfile das candidatas a rainha do carnaval será realizado no local. Já na terça-feira (9), o encerramento do carnaval ocorrerá na Corredeira do Urubuí.
Segundo a organização do evento, artistas nacionais não foram contratados devido à crise financeira. Houve um corte no orçamento do carnaval do município. Serão destinados R$ 250 mil neste ano. Nas edições anteriores, o custo com o evento carnavalesco era de até R$ 500mil.
No ano passado, Carnachoeira reuniu 20 mil foliões (Foto: Divulgação / Prefeitura de Presidente Figueiredo)Um dos palcos ficará na Corredeira do Urubuí
(Foto: Prefeitura de Presidente Figueiredo)
"Nosso carnaval foi reduzido. Não estamos deixando de fazer, mas realizaremos de uma forma mais reduzida por conta da crise financeira. Reduzimos pela metade nossa programação se comparada com anos anteriores", afirmou o secretário.
Mesmo com a redução da programação e as mudanças do evento, a prefeitura espera um público de 60 mil pessoas. "Como é um feriado prolongado Presidente Figueiredo recebem naturalmente muitos visitantes, que vêm apreciar as belezas naturais da cidade. O principal do Carnachoeira foi mantido, que é o desfile dos blocos. O domingo é o principal dia do carnaval e a terça-feira também atrai muito o público", comentou Jeconias Santos.
A programação completa do carnaval de Presidente Figueiredo deve ser divulgada no início de fevereiro. O evento terá ações de segurança da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário