Renault Duster Oroch x Fiat Strada Adventure x Chevrolet S10 Advantage
Com a Oroch, a Renault criou uma nova categoria de picape e agora tem que enfrentar a concorrência de todos os lados
por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari •
O
mercado de picapes é um dos mais importantes do Brasil. Atualmente, ele
responde por 80% das vendas de comerciais leves e 13% do total de
veículos. No período de 2010 a 2014, cresceu nove vezes mais que o dos
automóveis de passeio. Por esse motivo, ele é bastante cobiçado. A
Renault, que estava de fora, resolveu inovar com a Duster Oroch e criou
uma nova categoria de picape com porte, espaço e preço a meio caminho
entre as compactas e as médias. Mas feita para o mesmo perfil de
consumidor, que usa picape como automóvel.
A Renault não ficará sozinha por muito tempo, porém, porque a Fiat também terá a sua picape intermediária.
Para saber o que se pode esperar dessa proposta, alinhamos a Oroch com
as duas picapes mais vendidas dos segmentos tradicionais, Fiat Strada e
Chevrolet S10, em versões com cabine dupla. Com preço tabelado em R$ 72
490, a Oroch Dynamique 2.0 16V se posiciona entre os R$ 70.000
(estimados) da Strada Adventure Extreme, igualmente lançada este mês, e
os R$ 81.900 da S10 Advantage, que chegou ao mecado em agosto deste ano. 3º - Chevrolet S10 Advantage
Por custar mais, a S10 tem obrigação de entregar mais, o que de fato
ocorre em diversos aspectos. Sua caçamba é maior, com capacidade de
1.570 litros, enquanto na Strada cabem 680 e na Oroch, 683. Em relação à
capacidade de carga, a Chevrolet dá outro banho: ela pode transportar
944 kg (incluindo ocupantes), contra os 650 das outras. Essa qualidade
se deve a uma construção mais robusta e também à transmissão com tração
traseira, que ajuda a empurrar morro acima. Nem sempre a S10 é superior,
no entanto.
No que diz respeito ao espaço interno, o porte não lhe garante a
maior cabine. De acordo com as medições de ergonomia das fábricas, a S10
oferece mais conforto apenas para os que viajam nos bancos dianteiros.
Atrás, ela é quase tão apertada quanto a Strada na distância para as
pernas.
A S10 Advantage é uma versão lançada com foco no custo-benefício e,
por isso, traz um pacote de equipamentos básico. Ela vem com
ar-condicionado, computador de bordo, trio elétrico, rodas esportivas,
chave canivete e central multimídia como destaques. A central multimídia
MyLink é a versão mais simples da linha, sem os recursos como GPS,
câmera de ré e DVD presentes na opção mais sofisticada da S10.
Para o motorista, a dirigibilidade melhorou porque na linha 2016 a
suspensão da S10 foi recalibrada e ficou mais firme, deixando a picape
mais fácil de ser controlada. A direção continua precisa e sem exigir
esforço. Mas, no dia a dia, a S10 é um veículo mais difícil de manobrar
que suas rivais menores. Seu motor 2.5 8V flex, com 147 cv, perde o
posto de mais potente do comparativo por apenas 1 cv para o 2.0 16V da
Oroch. Mas se consagra como dono do maior torque: 24,1 mkgf, contra 20,9
mkgf da Renault (sempre com etanol). Na pista de testes, porém, a
Chevrolet ficou para trás. Mais pesada (1.806 kg, contra 1.253 kg da
Strada e 1.346 kg, da Oroch), ela andou menos e gastou mais que as
concorrentes.
Para quem precisa de uma picape para trabalho, a S10 tem virtudes que
as outras não possuem. Mas para o uso cotidiano, ela fica devendo, daí o
terceiro lugar no comparativo. 2º - Fiat Strada Adventure Extreme
A Strada Extreme é uma série especial derivada da Adventure 1.8 16V
(apresentada em versões com cabine estendida e cabine dupla). Ela se
diferencia pela pintura das rodas e do santantônio com pintura grafite
(cor presente também no interior da cabine, mais precisamente no console
central e nas saídas de ventilação) e pela inclusão de novos
equipamentos de série, como volante de couro com os comando do rádio,
central multimídia, câmera de ré, sensor de ré e emblema e tapetes com o
nome Extreme.
Analisando o conteúdo das três picapes, a Strada é a dona do pacote
mais completo. Além dos itens acima, a Extreme vem com capota marítima,
kit com bússola e inclinômetros e estribos de série. Sua central
multimídia não é tão sofisticada quanto a da Renault, mas é superior a
da GM. Ela reproduz MP3/MP4, tem GPS, acesso à TV digital e DVD. Esse
conteúdo é o principal atrativo da Strada e também justificativa para
seu preço estimado de R$ 70.000 (na configuração de cabine dupla e três
portas).
Na pista de testes, a Fiat apresentou bons números de consumo, mas
com pouca vantagem em comparação com a Renault. Nas provas de
desempenho, também houve equilíbrio entre essas duas picapes. Mas, nesse
caso, a pequena superioridade ficou a favor da Duster Oroch.
No uso diário, a Strada também apresentou comportamento mediano. Ela
se mostrou um veículo fácil de manobrar e de estacionar, mas menos
confortável que as demais, por conta de sua suspensão mais dura.
O pior momento da Strada veio na comparação do espaço interno, porém.
Começa pelo acesso à cabine limitado pelas três portas, enquanto as
concorrentes têm quatro. O espaço interno é dos menores. Na traseira, o
encosto do banco é bastante vertical e as janelas são fixas.
A Strada é líder do segmento de picapes compactas há 15 anos e essa
liderança se deve, entre outras coisas, a sua evolução. A Strada foi a
primeira a ter versão aventureira, cabine dupla e terceira porta. A
concorrência sempre correu atrás. Desta vez, a Renault foi feliz em sua
investida, como se pode ver a seguir. 1º - Renault Duster Oroch
A Renault criou três personagens fictícios para demonstrar o perfil do comprador da Duster Oroch,
segundo as clínicas que realizou com consumidores. Ricardo é o dono de
uma picape compacta que precisa de mais espaço para a família. Rodrigo
anda de hatch médio e gostaria de poder transportar coisas como
bicicletas e pranchas de surf. E Antônio tem uma picape média usada, mas
sonha com uma zero quilômetro de preço mais acessível.
Só o tempo dirá se as pesquisas estavam certas. Mas a Renault se
baseou nelas para desenvolver a Oroch. E, para quem não precisa de uma
picape para transporte de carga como a S10, com capacidade superior a
650 kg, a Oroch se revelou a melhor opção para o segmento neste
comparativo.
O principal atributo da Oroch é o espaço interno. Graças ao
entre-eixos esticado em 15,5 cm em relação à base do Duster, a Oroch é a
que oferece mais conforto a bordo, considerando principalmente o banco
traseiro. Junte a isso, a oferta de quatro portas, com vidros elétricos
em todas, de série, e ela fica excelente. Sua caçamba perde para a da
S10, mas encara a da Strada em pé de igualdade (683 ante 680 na Fiat).
A vida a bordo recebe ainda a atenção do pacote de série, que inclui
ar-condicionado, trio elétrico, sensor de estacionamento, piloto
automático e central multimídia, entre outros. O sistema Media NAV da
Renault é bem completo. Além das entradas USB e auxiliar, GPS e acesso à
internet, ele tem dois recursos para ajudar o motorista a economizar
combustível e reduzir emissões. O Eco-Coaching indica o melhor momento
para trocas de marchas e o Eco-Scoring contabiliza o desempenho do
motorista sob o ponto de vista ambiental.
Na pista de testes,
a Renault fez as médias de 8,1 km/l, na cidade, e 11,4 km/h, na
estrada, enquanto a Fiat conseguiu 9,1 km/h e 11,8 km/l,
respectivamente. Em compensação, a Oroch foi superior nas provas de
aceleração, retomada e frenagem. Seu motor 2.0 16V se mostrou mais
cumpridor que o 2.4 da S10. AVALIAÇÃO DO EDITOR Motor e Câmbio: Todos os motores são da mesma
geração, do tempo em que cabeçote multiválvulas era novidade. O da Oroch
entrega mais potência. O da S10, mais torque. A Renault é a única com
seis marchas. E só a GM tem tração traseira. Dirigibilidade: A suspensão da Oroch deixa a
carroceria mais solta, em favor do conforto. A direção da Strada é mais
direta. E a S10 paga o preço de ser grande e pesada. Segurança: Todas trazem apenas o básico: ABS e duplo airbag. Seu bolso: Seguindo a lógica dos diferentes
tamanhos, a Strada é um pouco mais barata que a Oroch, enquanto a S10 é a
mais cara. Já em relação à garantia, a Strada tem um ano de cobertura
contra três das demais. Conteúdo: A Strada é a mais bem equipada, enquanto a
Oroch tem muitos itens oferecidos como acessórios. Mas a S10 testada é a
versão mais básica de todas. Vida a bordo: Considerando qualidade de acabamento,
equipamentos e espaço interno, a Renault é a que trata melhor seus
convidados. Fiat e Chevrolet disputam o segundo lugar, com paridade. Qualidade: Há certo equilíbrio entre as três no que
diz respeito à qualidade dos materiais e confecção e encaixe das peças. A
Chevrolet tem ligeira superioridade, em relação às demais. Depois vem a
Fiat e a Renault. VEREDICTO
A Oroch vence o comparativo porque é a picape com maior
versatilidade. Mais confortável das três, ganha em desempenho e consumo
da S10 e em espaço interno da Strada. A Renault estudou o mercado e
desenvolveu um modelo na medida para o típico consumidor do segmento,
que usa picape como carro de passeio. Resta aguardar a nova Fiat Toro
para um embate realmente direto na mesma categoria. RENAULT DUSTER OROCH: ★★★★ FIAT STRADA: ★★★☆ CHEVROLET S10: ★★★☆
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