segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Carnaval estará cheio de marchinhas satirizando a economia e a política do Brasil, conta 'El País'

Fábricas de máscaras apelam à "popularidade" de Eduardo Cunha para alavancar suas vendas

Matéria publicada nesta segunda-feira (25) no jornal El País, comenta que o advogado paulistano Thiago de Souza, integrante da ala de compositores da Estação Primeira da Mangueira, passou os meses prévios ao Carnaval procurando inspiração no noticiário brasileiro. O resultado foi um divertido repertório de marchinhas que satirizam desde a carta de Michel Temer, enviada à presidenta Dilma Rousseff, ao romance frustrado entre uma petralha e um coxinha.
"Decidimos acompanhar as manchetes dos jornais, criando marchinhas correspondentes às notícias. Porém, nossa narrativa não é literalmente um relato da notícia em si, pois criamos cenários imaginários que correspondem, quando contrastados, à notícia real. O brasileiro tradicionalmente dá risada da própria desgraça, isso é meio histórico. Grandes humoristas, como Jô Soares ou Chico Anísio, já faziam isso. Dias Gomes descreveu há muito tempo, na novela Bem Amado, um cenário político praticamente idêntico ao de hoje. No nosso caso, achamos o humor uma forma extremamente forte de protesto. Além do que, é bem melhor rir do que chorar", explica de Souza.
Thiago de Souza, integrante da ala de compositores da Estação Primeira da Mangueira, passou os meses prévios ao Carnaval procurando inspiração no noticiário brasileiro
Thiago de Souza, integrante da ala de compositores da Estação Primeira da Mangueira, passou os meses prévios ao Carnaval procurando inspiração no noticiário brasileiro
Colaboraram na criação das melodias Dani Battistoni, Jabolinha, Tigrão, Silo Sotil e Gu Moscardini, assim como Jussara Soares.
A primeira delas, que já foi um sucesso na Internet, conta a visita do agente japonês da Polícia Federal, Newton Ishii, por engano, a um cidadão comum.
"Guarde bem sua cartinha"
Meu latim, com você não gasto mais
Está tudo acabado, aqui jaz...
Nosso amor virou rancor
Não me escreva nunca mais
Guarde bem sua cartinha
Eu não vou ficar sozinha
Pra sempre eu hei de ama la
E você... 
Meu ex-amor
Será motivo de piada

Nenhum comentário:

Postar um comentário