domingo, 3 de janeiro de 2016

Manifestantes ocupam prédio de órgão de proteção animal no Oregon


Protesto defende fazendeiros que enfrentam penas por incêndio intencional.
Grupo armado planeja ficar em refúgio nacional por tempo indeterminado.

Do G1, em São Paulo
Manifestantes marcham neste sábado (2) em apoio a uma família de fazendeiros que enfrenta pena de prisão por provocar incêndios em Burns, no estado do Oregon (Foto: Les Zaitz/The Oregonian via AP)Manifestantes marcham neste sábado (2) em apoio a uma família de fazendeiros que enfrenta pena de prisão por provocar incêndios em Burns, no estado do Oregon (Foto: Les Zaitz/The Oregonian via AP)
Manifestantes armados que protestam em apoio a fazendeiros que enfrentam pena de prisão por incêndio intencional no estado do Oregon, nos Estados Unidos, ocuparam neste sábado o prédio do refúgio nacional de vida selvagem Malheur, ligado ao governo federal, após realizarem um protesto.

Os manifestantes marcharam no sábado até o tribunal da cidade de Burns, a cerca de 50 km da sede do refúgio nacional, e jogaram ao ar centenas de moedas de pequeno valor diante da porta fechada, para passar a mensagem de que os civis estavam “recomprando” o governo.

A poucos metros dali estava o fazendeiro Dwight Hammond e sua esposa. Hammond, de 73 anos, e seu filho Steven, de 46 anos, devem se apresentar nesta semana à prisão por terem provocado incêndios em 2001 e 2006, que segundo eles foram provocados para reduzir o crescimento de plantas invasoras e proteger sua propriedade de incêndios florestais.

Os dois foram condenados há três anos e cumpriram penas – o pai de três meses e o filho de mais de um ano. No entanto, um juiz determinou que as condenações eram leves de acordo com a lei federal e ordenou que voltassem à prisão para mais quatro anos cada um.

A decisão gerou controvérsia na região. As novas sentenças semearam o descontentamento de grupos de extrema direita contrários à autoridade federal.
Ocupação
A ocupação é liderada por membros de uma outra família que já esteve envolvida em um confronto com o governo sobre direito de pastagens. De acordo com a rede CNN, eles estão armados no local.

Um dos manifestantes disse que o grupo ocupa o prédio porque “as pessoas têm sido abusadas por tempo suficiente” e que planeja ficar no local por tempo indeterminado.

Questionado pela CNN, ele disse que estão ocupando o refúgio nacional "como um local para que indivíduos dos EUA venham e ajudem o povo do condado de Harney reclamar suas terras de volta".

O xerife do condado de Harney, Dave Ward, alertou a população local para ficar longe do prédio enquanto as autoridades trabalham para solucionar a situação, segundo o jornal “The Oregonian”.

“Um esforço coletivo de várias agências trabalha em uma solução. Até o momento, por favor, mantenham-se longe da área”, disse Ward em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário