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A carranca feiosa deu lugar a um desenho harmônico; por dentro, sedã ganhou novos equipamentos
A ideia foi distanciá-lo do irmão menor, Prisma, que efetivamente era um concorrente próximo, e buscar vendas em categorias mais elevadas, junto a modelos mais qualificados, como Honda City e Ford Fiesta, mas ficou mais caro, partindo de R$ 60.890 na versão LTZ. Considerando que a versão de entrada (LT) partia de R$ 47.890, a plástica vai doer no bolso.
A tecnologia também ganhou reforços. A nova geração do MyLink, além de comandos de voz, agora permite o espelhamento e utilização do celular através da tela no painel do automóvel. Mas, até o momento, isso só funciona com aparelhos Apple.
Segundo o fabricante, em breve também será compatível com Android. O sistema OnStar também está presente e conta com central 24 horas para informações e assistência, e permite controlar certas funções, assim como localizar o veículo pelo celular. Elogios para o atendimento verbal, sem gravações ou computadores.
Com generoso espaço interno, especialmente em relação aos joelhos de quem vai atrás, o Cobalt está entre os mais confortáveis sedãs compactos. O porta-malas, com 563 litros, ganha de veículos maiores, como Civic e Corolla. Faltam o cinto de segurança de três pontos para o passageiro central traseiro e o auxiliar de partida em rampas. Controles de tração e estabilidade não são disponíveis, nem mesmo como opcionais.
O QUE É?
Sedã compacto.
ONDE É FEITO?
Fabricado na unidade de São Caetano do Sul (SP).
COMO ANDA?
Motor 1.8 8v de 108 cv e torque 17,1 mkgf, capaz de atingir velocidade máxima de 170 km/h, e acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Motor oferece agilidade na cidade, mas as retomadas na estrada são lentas. A transmissão automática é suave e bastante ágil, com inteligentes reduções nas desacelerações e frenagens.
DINÂMICA
A suspensão firme garante boa estabilidade, mas de absorver buracos e quebra-molas de maneira satisfatória, pula muito em piso irregular. A direção é leve nas manobras e firme na estrada, o que transmite segurança. O ABS dos freios é eficiente e suave, sem excessiva vibração do pedal.
PREÇO
A versão de entrada passa a ser a LTZ (já que a LT, apesar de ter sido anunciada com preço de 52.690, não consta no site para configuração), com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e central multimídia MyLink com bluetooth, sai por R$ 59.900. A versão Elite, que acrescenta sensores crepuscular e de chuva, câmera de ré, transmissão automática, bancos em couro e sistema OnStar custa R$ 67.990.
COM QUEM CONCORRE?
Embora haja diferenças de desempenho e conteúdo, seus concorrentes mais próximos custam: Honda City EXL (R$ 71.896) e Ford Fiesta Titanium (R$ 69.474).
COMO BEBE?
O consumo surpreendeu negativamente com medias inferiores às de modelos mais potentes. Com gasolina fez 6,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada.
PONTOS POSITIVOS:
CONFORTO
ESTILO
CONECTIVIDADE
PONTOS NEGATIVOS:
SUSPENSÃO DURA
RETOMADAS
CONSUMO
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