domingo, 3 de janeiro de 2016

Liverpool tem cerca de 800 anos de uma história feita de comércio e cultura


Paulo Leonardo - Hoje em Dia


VisitBritain/ Rod Edwards / Divulgação
 Turistas relaxam no bar Matou, no píer de Liverpool
Turistas relaxam no bar Matou, no píer de Liverpool

Com 808 anos de história documentada, Liverpool tem importantes atrativos turísticos para serem visitados. A cidade ainda abriga importantes universidades, institutos culturais e tecnológicos, museus e ótima vida noturna. Motivos para conhecer a cidade-natal de John, Paul, George e Ringo não faltam.

Por se situar na foz do Rio Mersey no Atlântico, Liverpool sempre teve destaque estratégico no Reino Unido. O Mersey nasce em Stockport, perto de Manchester, cruza o norte da Inglaterra, e deságua na Baía de Liverpool.

Importantíssimo para o comércio marítimo e fluvial do Reino Unido durante séculos. Durante a Revolução Industrial, Liverpool foi o maior produtor mundial de algodão.

Uma boa maneira de se conhecer a história de Liverpool estando lá é visitando os museus World Museum Liverpool, a Walker Art Gallery, o Conservation Centre, o Museu Marítimo e o Liverpool Museum.

Esportes e vida noturna

O inglês é apaixonado por esportes, em especial o futebol. E a cidade de Liverpool tem dois representantes na Premier League: o Liverpool e o Everton (o “time do Paul McCartney”).

Considerada a “capital do pop”, Liverpool é famosa por ter revelado os Beatles. Mas também é muito conhecida pela grande quantidade de pubs e clubes noturnos com shows ao vivo, além de boates e bons restaurantes.

Os beatlemaníacos – maioria entre os turistas – que forem lá não podem deixar de visitar The Beatles Story (beatlesstory.com), um completo museu, que conta tudo sobre os Beatles. E há os tours guiados, nos quais é possível, inclusive, visitar “Mendips” (a casa de John Lennon) e o endereço 20 Forthlin Road (casa de Paul McCartney).

Arte e cultura

Muitas galerias de arte e museus, alguns entre os mais importantes da Europa. Na cena cultural e artística de Liverpool, destacam-se o Walker Art Museum, que abriga obras de Hockney, Degas, Turner e Rembrandt, e o The Bluecoat, um centro de artes de 300 anos.

Liverpool sempre está na vanguarda. É lá a sede da FACT – Foundation for Art and Creative Technology), principal centro de artes de mídia do Reino Unido, e que presta serviços inclusive para superproduções de Hollywood. Uma curiosidade: Liverpool abriga a mais antiga comunidade chinesa da Europa. A Chinatown é um atrativo muito pitoresco. Não deixe de almoçar ou jantar no bairro.

The Beatles Story é a melhor experiência sobre a banda. Fica no Albert Dock. Das 9h às 19h no verão e das 10h às 18h no inverno. Preços: £ 14.95 (adultos), £ 11.50 (idosos) e £ 9.00 (crianças de 5 a 16 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário