sábado, 26 de dezembro de 2015

Ter o próprio negócio antes dos 30 requer cuidado; veja desafios e dicas


Pouca experiência e autoconhecimento pode atrapalhar empresários jovens.
Especialista aponta a importância de buscar mentores e fazer pesquisas.

Karina TrevizanDo G1, em São Paulo
Começar o próprio negócio requer cuidados e representa um risco para qualquer empreendedor. Para os que decidem começar um negócio antes dos 30 anos, esse desafio pode ser ainda maior.
Danilo Roselli, de 26 anos, e Alexandre Muller, de 24, criaram um negócio próprio em 2014  (Foto: Divulgação)Alexandre Muller, de 24 anos, e Danilo Roselli, de 26, criaram um negócio próprio em 2014 (Foto: Divulgação)
Danilo Roselli, de 26 anos, e Alexandre Muller, de 24, sabem disso na prática. Eles criaram em 2014 uma empresa com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre os jovens, com competições semanais entre universidades. A receita da empresa, a Ideation Brasil, vem de patrocinadores, além de uma taxa simbólica que os participantes pagam.
A gente vai no setor comercial das empresas e as pessoas perguntam: ‘você é o estagiário?’"
Danilo Roselli, 26 anos, da Ideation Brasil
“A gente ainda está longe de ser um case de sucesso, apesar de estarmos com a empresa há mais ou menos um ano. Mas o investimento inicial foi muito baixo, e a ideia é que a gente alcance nossa projeção de crescimento em 2016”, diz Danilo.

Outro exemplo é o de Pedro Renan e Carmelo Queiroz, de 26 anos, que fundaram em 2011 a Logovia, um site de criação de logotipos. Eles conseguiram atrair investimentos e hoje tocam o negócio após fundir a empresa com a (até então) principal concorrente, a We Do Logos – o que a empresa aponta como “fusão milionária”, embora não revele valores sobre o negócio.
“Eu não tinha a ilusão de que empreender seria fácil, que ia ficar rico da noite para o dia. Mas também não sabia que seria tão difícil. O risco foi absurdo”, lembra Pedro.
Carmelo Queiroz  e Pedro Renan  (de óculos), têm 26 anos e fundaram a própria empresa há 4. (Foto: Divulgação)Carmelo Queiroz e Pedro Renan (de óculos), têm 26 anos e fundaram a própria empresa há 4. (Foto: Divulgação)
Veja abaixo os principais desafios para empreender antes dos 30 anos e também algumas dicas para ajudar a superá-los, elaboradas por pela especialista Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com complementos de Pedro e Danilo.

desafios (Foto: G1)

desafio 1 (Foto: G1)
Alessandra aponta que "a pouca experiência e um pouco de ingenuidade" são as principais dificuldades que o empreendedor mais jovem pode enfrentar. “Uma grande dificuldade é a questão do autoconhecimento para se preparar para enfrentar as pressões de empreender”, diz a especialista, acrescentando que menos vivência profissional e inteligência emocional para "lidar com situações de pressões" podem atrapalhar o negócio.

Ela aponta que é possível contornar esses obstáculos. "Você vai conhecendo os meandros de cada mercado e vai percebendo o que gosta mesmo ou não."

desafio 2 (Foto: G1)
Danilo conta que um dos desafios que ele e Alexandre enfrentam são reações em reuniões para fechar negócios.

"Muitas vezes quando a gente vai no setor comercial das empresas, nas reuniões, as pessoas perguntam: 'você é o estagiário?'. Já aconteceu em uma reunião em um banco, que era mais formal. Mas a gente encara numa boa."

desafio 3 (Foto: G1)
Danilo afirma que ser empreendedor antes dos 30 traz "menos riscos". "A gente não tem uma família dependente. O empreendedor que tem família tem mais receio de que [o negócio] não dê certo. Já a gente [mais novo] não tem medo de arriscar”, diz.

Alessandra pondera que esse pensamento pode ser arriscado. Para a especialista, tudo é questão de equilíbrio. "Não estar em risco não significa não estar comprometido", diz.
"Pessoas que não têm que arcar com a própria estrutura familiar muitas vezes vão já diretamente empreender, porque ainda têm amparo para o caso de alguma coisa dar errado. Tudo na vida como vale como experiência. Mas nunca se pode pensar em abrir uma empresa achando que ela vai dar errado. Se você começar com essa mentalidade, a empresa com certeza vai dar errado."

desafio 4 (Foto: G1)
Entre abrir um novo negócio e chegar ao chamado ponto de equilíbrio, os empresários passam por um período que requer muito planejamento. Para os menos experientes, esse período pode ser mais delicado.

Pedro Renan conta que esse foi seu caso. "A gente começou em Fortaleza. Vimos que não éramos capazes de fazer aquilo sozinhos. Fomos buscar ajuda na faculdade, com consultoria. Até que a gente participou do programa de uma aceleradora em São Paulo, que provia networking e estrutura."
Almocei macarrão com salsicha por 6 meses. Foi uma época de muita resiliência, mas acreditava no projeto"
Pedro Renan, da Logovia
"A gente não tirava salário ainda. Eu dormia num hostel com mais 20 pessoas, passei 1 ano compartilhando banheiro e almocei macarrão com salsicha por 6 meses. Emagreci 10 quilos”, lembra ele. "Foi uma época de muita resiliência, mas a gente acreditava no projeto e demos o nosso melhor para ele acontecer."

O programa previa que a aceleradora fizesse um investimento na empresa e se tornasse sócia dela, além de oferecer estrutura de trabalho por seis meses.
Depois desse período, os empresários conseguiram encontrar um investidor anjo para o negócio. "Foi um momento de guinada, a gente cresceu 200% em 6 meses", lembra o Pedro, acrescentando que em seguida conseguiram mais um aporte.


desafio 5 (Foto: G1)
"Com o dinheiro veio também uma série de erros justamente por ter dinheiro", lembra Pedro Renan sobre os primeiros meses de faturamento em alta de sua empresa.

"Quando você tem dinheiro quer fazer tudo, contratar, fazer todas as ações publicitárias do mundo, ter um escritório legal. Em algum momento você se perde", aponta. "A gente foi aprendendo muito nesse processo."

Dicas (Foto: G1)
duca 1 (Foto: G1)

Pedro conta que errou em alguns pontos do planejamento, incluindo até suas finanças pessoais antes de começar a empreender. "Hoje, eu falo para todo mundo que eu faria tudo de novo, só que obviamente eu teria feito algumas coisas diferentes. Entre elas seria ter uma reserva financeira maior antes de começar, talvez eu deveria ter demorado um pouquinho mais para sair do emprego."

dica 2 (Foto: G1)
Entre as principais vantagens de começar o próprio negócio antes dos 30 anos, segundo Alessandra, é o fato de que "os jovens estão muito mais ligados a tecnologia e antenados a tendências". "Dessa forma, é muito mais fácil perceber oportunidades de negócios. A pessoa mais experiente pode apresentar, naturalmente, mais barreiras."

dica 3 (Foto: G1)
Alessandra ressalta que conhecimento é fundamental. "É possível buscar cursos. O Sebrae tem algumas coisas, outras escolas também. O importante é saber quais são as melhores práticas sobre como se vende, onde se anuncia. E hoje, com a internet, a informação é muito democratizada."

Pedro Renan conta que a internet foi uma aliada importante no início da Logovia, em 2011. "Na faculdade a gente não conseguiu ajuda. Na época ninguém sabia direito o que era startup, negócio online. Era tudo muito novo", lembra. "Aí na internet a gente ouviu falar de incubadora, investidor anjo, aceleradora etc."

dica 4 (Foto: G1)
Danilo conta que a Ideation Brasil tem diversos mentores que atuam como conselheiros. "Eles ajudam na tomada de decisões estratégicas, com conexões de mercado", afirma. "Têm nos auxiliado muito em termos de maturidade e experiência."

Alessandra afirma que esse recurso é "fundamental". "A troca de experiência é completamente válida. O que os jovens precisam se antenar é que às vezes o mentor pode estar na sua própria casa, pode ser seu pai, seu tio. Você não precisa participar de um programa específico que te indique um mentor", diz.

dica 5 (Foto: G1)
Alessandra comenta que esse ponto muitas vezes é esquecido pelos empreendedores iniciantes. "As pessoas se preparam para fazer a gestão e até fazem um plano de negócios, mas muitas vezes se esquecem de se preparar para vender. Quando empreende, você é o seu grande vendedor, principalmente se é um negócio pequeno. É preciso criar metodologias para vendas, seja do seu serviço ou produto."

dica 6 (Foto: G1)
"A gente sabe que é novo, estamos longe de achar que sabemos alguma coisa. Estamos aprendendo muito ao longo desse processo, e é isso que mais nos motiva. Empreender se aprende empreendendo", diz Danilo

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