sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Nutricionista dá dicas para equilibrar a ceia de quem tem restrição alimentar


Receitas valem para intolerante à lactose ou glúten, diabético e hipertenso.
Pratos são opções ideais para aproveitar o fim de ano sem se preocupar.

Do G1 AP
Frutas, frutas secas, suco de uva integral, sementes, dicas, restrição alimentar, Natal, Macapá, Amapá, (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Boas escolhas e equilíbrio ajudam a ter uma ceia saudável e saborosa (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
A ceia das festas de fim de ano pode se tornar uma tortura para as pessoas com restrições alimentares. Para sobreviver às festividades, sentir-se bem e sem culpa, a nutricionista Vanessa Amaro dá algumas dicas e opções de pratos para o Natal.
Vanessa Amaro, Nutricionista, Frutas, frutas secas, suco de uva integral, sementes, dicas, restrição alimentar, Natal, Macapá, Amapá, (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Nutricionista Vanessa Amaro dá dicas saudáveis
para quem tem restrição alimentar
(Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Doces à base de lactose, por exemplo, oferecem riscos para quem não consegue digerir o açúcar. Mesmo assim, é possível preparar receitas saudáveis e gostosas para diabéticos, intolerantes à lactose ou ao glúten e hipertensos.
De acordo com a nutricionista, a intolerância a alguns alimentos não significa que não "podemos montar uma ceia completa, basta realizar boas escolhas e ter equilibro na hora de montar o prato". Veja:
Preparação de acordo com sua necessiade
Leve à sua ceia dois ou mais pratos como opção para a mesa. Mostre para seus amigos que é possível comer bem, com prazer e de forma saudável.
  •  
Frutas, frutas secas, suco de uva integral, sementes, dicas, restrição alimentar, Natal, Macapá, Amapá, (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Nutricionista aconselha optar por produtos sem lactose durante a ceia de Natal (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Faça trocas saudáveis
Ao realizar as preparações opte por ingredientes saudáveis. No mercado temos inúmeras variedade de produtos, sendo eles: orgânicos, sem glúten, sem lactose, com redução do teor de sal e açúcar, alimentos frescos e de boa procedência.
Não conte calorias, conte o valor nutricional
Alguns alimentos possuem baixa caloria mas em termos de qualidade nutricional perdem para alimentos que possuem propriedades benéficas para a saúde, essa deve ser sua balança de equilíbrio na hora da escolha.
Frutas, frutas secas, suco de uva integral, sementes, dicas, restrição alimentar, Natal, Macapá, Amapá, (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Mix de frutas e castanhas secas são boas opções
de troca para a ceia (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Tenha equilíbrio
Na hora se escolher os pratos que irão compor à mesa, escolha as opções mais saudáveis e ricas nutrientes que beneficiem a saúde. Sobre quantidade, sirva-se de pelo menos metade de uma porção normal para poder degustar da ceia como um todo de forma leve e sem culpa.
Mantenha a rotina alimentar
Nada de pular refeições ou comer menos para “aproveitar” na hora da ceia. Suas refeições devem ser realizadas em horários regulares, pois o que parece compensação, segue como descontrole.
Veja abaixo sete dicas de ceias proposta pela nutricionista para quem tem algum tipo de restrição alimentar:
  •  
Em vez de: Prefira:
Peru inteiro assado em manteiga e ervas, recheado com farofa Peito de peru assado em suco de frutas, decorado com frutas frescas acompanhado de mix de salada verde
Tender assado com margarina e maioneses de legumes como acompanhamento Tender assado com abacaxi e salada verde com frutas frescas
Arroz natalino tradicional feito com frutas secas e cristalizadas Arroz temperado com toque de azeite extra virgem, cebola, alho ervas finas, legumes, cubos de queijo light e frutas secas
Farofa natalina feita com farinha de mandioca, bacon suíno, presunto, passas e castanhas Farofa feita com flocos de milho, cubos de tofu salteados, passas de mix de castanhas (do Pará, Nozes, Avelãs, Castanhas de Caju)
Manjar tradicional com calda Manjar feito com amido de milho, leite de amêndoas, ameixa e calda feita com mel orgânico
Panetone tradicional Panetone sem glúten
Cerveja comum (1 lata de 350 ml – 110 kcal) ou vinho tinto (1 porção de 120 ml – 110 kcal) Água saborizada com gengibre, hortelã e canela ou suco de uva integral (1 copo de 200 ml – 120 kcal)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário