sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Dentista dá novo sorriso de presente de Natal a guardador de carro em MS


Homem dispensou dinheiro por vaga e pediu um 'muito obrigado' à dentista.
Tratamento dentário que custaria cerca de R$ 3 mil foi doado ao homem.

Gabriela PavãoDo G1 MS
Dentista dá novo sorriso de presente de Natal a guardador de carro em MS (Foto: Renata Aires/ Arquivo Pessoal)Homem  ainda sem prótese. Ele preferiu ter a identidade preservada (Foto: Renata Aires/ Arquivo Pessoal)
"Gentileza gera gentileza". É assim que a cirurgiã dentista Renata Aires Viana, 30 anos, explica a história de amizade que construiu com um guardador de carros em Campo Grande. O encontro inesperado entre duas pessoas que não se conheciam virou história de solidariedade e rendeu um novo sorriso de presente de Natal para o homem. Segundo Renata, ele prefere ter a identidade preservada.
Ela contou ao G1 que o primeiro contato entre os dois foi em frente à igreja Perpétuo Socorro, em julho. Era dia de novena, quando o movimento de fiéis é maior na igreja. Ela procurava vaga para estacionar o carro, enquanto ele estava ali trabalhando, cuidando carros.
"Coloquei o carro em frente a igreja e ele me abordou, disse que cuidava meu carro e eu falei: 'Moço, me desculpa porque não tenho dinheiro pra te dar' e ele respondeu: 'Se você me der um muito obrigado vou ficar feliz", contou Renata.
Guardador de carros com prótese nova (Foto: Renata Aires/ Arquivo Pessoal)Quatro meses depois, guardador de carros ganhou
prótese nova (Foto: Renata Aires/ Arquivo Pessoal)
Enquanto conversavam, a dentista percebeu que o guardador quase não tinha dentes. Ela estacionou o carro e entrou para a novena. Mesmo sabendo que não receberia pelo serviço, ele cuidou do carro dela.
"Fiquei pensando, achei tão bonitinho o gesto dele comigo e, na hora de ir embora, dei um cartãozinho do meu escritório para ele e falei para ele me procurar, mas achei que ele nem fosse me ligar", relembrou.
Algumas semanas depois, já em agosto, o guardador de carros ligou no consultório de Renata. Meses depois, no começo de dezembro, o homem que quase não tinha dentes ganhou uma prótese dentária doada pela dentista.
"Ele virou meu amigo. Depois da prótese, a autoestima dele melhorou, ele cortou cabelo e me falou: 'Renata, você me deu o maior presente de Natal. Ele ficou tão feliz. E eu ganhei de presente a alegria dele. Ver o outro feliz é demais, acho que se todo mundo fizesse isso, o mundo seria melhor", justificou.
O G1 foi até a igreja duas vezes a procura do guardador de carros, mas não o encontrou até o momento e Renata disse que ele perdeu o telefone celular que usava. No local de trabalho, outros cuidadores de carros não souberam informar endereço ou algum número de telefone dele.

Procedimento
O tratamento dentário feito no guardador de carros custaria cerca de R$ 3 mil se ele fosse pagar pelos serviços de extração de dentes e preparação para receber a prótese, mas Renata diz que ganhou muito mais ao dar um novo sorriso de presente.
Ela também buscou mostrar para o novo paciente que ele era capaz de ajudar no próprio tratamento. "Eu tratei ele como um paciente normal, eu pedia exames de raio-x, entregava o encaminhamento e ele ia lá fazer, pagava sozinho do bolso dele. Eu queria mostrar que ele era capaz e tinha direito de ter um sorriso novo, de ajudar a conquistar isso com o próprio trabalho", explicou.
O resultado final foi motivo de orgulho para os dois. "Ele me mandou mensagem depois de pegar a prótese dizendo que as pessoas estavam elogiando muito ele pela mudança. Tem até cliente que me procura depois de saber por ele da história", contou Renata.
O tratamento foi interrompido em dezembro e deve ser retomado em janeiro, segundo a dentista, quando o paciente deve fazer a restauração da parte de baixo da arcada dentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário