quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Ceia fitness pré-pronta é opção rápida e fácil para festas de fim de ano em AL


Nutricionista faz pequenas alterações e pratos ganham cara de ceia.
Opções balanceadas incluem bobó de camarão e bolo de chocolate.

Do G1 AL
Risoto com filé mignon e panquecas de whey com banana são opções para a ceia (Foto: Jonathan Lins / G1 AL)Risoto com filé mignon e panqueca de whey com banana são opções para ceia (Foto: Jonathan Lins/G1)
As celebrações de Natal e réveillon têm sempre muita comida e bebida, uma tentação para aqueles que estão na luta contra a balança ou em busca de uma vida mais saudável. Mas a falta de tempo ou habilidade para preparar uma ceia mais saudável não precisa estragar a celebração.
Pensando em soluções práticas, a nutricionista Revilane Britto sugere um cardápio que não extrapola no bolso e nem na dieta, o custo médio é de R$ 38 por prato e cerca de 730 calorias, já contando com a sobremesa. Montado a partir de pratos prontos congelados, o cardápio equilibra sabor e baixas calorias com agilidade no preparo.

Quem vai apostar nos congelados como alternativa para as ceias de fim de ano é a professora aposentada Márcia Alencar. Adepta de um estilo de vida com muitos exercícios e alimentos leves, ela acredita que o fato dos pratos serem congelados "é uma praticidade a mais".

"Minha família não é grande, mas todo mundo está numa fase de atenção muito grande com alimentação, desde que houve um infarte na familia. Todo ano eu costumava encomendar a ceia numa padaria, esse ano encomendei também, mas foi numa empresa especializada em pratos fitness", revela Márcia.
Peixe branco em crosta de amêndoas servido com ratatouille e bobó de camarão (Foto: Jonathan Lins / G1 AL)Peixe branco em crosta de amêndoas servido com ratatouille e bobó de camarão (Foto: Jonathan Lins/G1)
A professora aposentada conta ainda que a mesa terá opções diversificadas. Além do peru, vai servir peixes, sopas e muita salada. "Esse será o primeiro ano com ceia light em casa. Trocamos o panetone por sobremesas funcionais e a tábua de queijos vai ser trocada por uma de cereais", conta.
Na mesa, as opções são peixe branco servido com ratatouille e bobó de camarão, risoto com arroz integral e tiras de filé mignon, e para quem não dispensa uma deliciosa sobremesa, bolo de chocolate numa versão fitness, todos ao tempo de 4 a 7 minutos no forno microondas para ficar prontos.
"Na impossibilidade de consumir alimentos in natura, já temos no mercado algumas opções de congelados que são livres de aditivos químicos como glutamato monossódico, entre outros, além de isentos de gordura trans e baixo teor de sódio, o que é uma grande vantagem para quem quer ter uma alimentação saudável", explica a nutricionista.

Apesar das vantagens dos pratos congelados, a nutricionista recomenda que eles sejam complementados com saladas, sementes, oleaginosas e frutas vermelhas de forma a completar a ingestão de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, que são essenciais ao organismo, deixando o prato mais atraente e nutritivo, além de dar um caráter mais natalino.
  •  
Bolo de chocolate light é uma opção que pode ser consumida por quem busca equilibrio e baixas calorias (Foto: Jonathan Lins / G1 Alagoas)Bolo de chocolate light é uma opção que pode ser consumida por quem busca equilibrio e baixas calorias (Foto: Jonathan Lins/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário