terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Campanha que promete novos emoticons no WhatsApp é maliciosa


Segundo a Kaspersky Lab, objetivo da campanha é assustar o usuário e forçar a instalação de um novo navegador no celular

por
iG São Paulo
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Reprodução / WhatsApp
Campanha maliciosa vem atingindo usuários brasileiros do Whatsapp
Uma campanha que vem sendo disseminada entre usuários do Whatsapp busca forçar a instalação de aplicativos no smartphone. O texto da mensagem pede que o usuário compartilhe a novidade com dez contatos e três grupos para conseguir um suposto pacote de emoticons.
Depois do compartilhamento, o usuário é redirecionado para uma página e um scareware é oferecido em um alerta que diz que o navegador atual está quase sem memória. Um scareware é um software suspeito ou com benefícios limitados que o usuário instala por engano.
A mensagem sugere a atualização para um novo navegador. Mesmo que o usuário não aceite a instalação, novas mensagens aparecem constantemente na tela para que a atualização seja feita.
Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, o navegador UC Browser, oferecido nos alertas, é um software legítimo. Para ele, a ação é uma prática antiética para conquistar novos usuários. A mensagem é feita para causar surpresa e passar a percepção de uma ameaça muitas vezes inexistente para que o programa seja instalado.
Para casos assim é importante que o usuário não acredite nas mensagens de erro exibidas pela página má intencionada e não instale nenhum programa que seja oferecido. Outra dica da Kaspersky Lab é manter o navegador móvel sempre atualizado e instalar apenas softwares das lojas oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário