domingo, 29 de novembro de 2015

Hospital do Câncer de Barretos realiza atendimentos em Guajará, RO


Carreta está estacionada na sede do Rotary Club até segunda, 30.
Previsão é de que 200 pacientes farão os exames oferecidos.

Júnior FreitasDo G1 RO
A carreta do Hospital de Câncer de Barretos, ficará até a próxima segunda(30), em Guajará, e serão oferecidos exames de mamografia e Papanicolau. (Foto: Júnior Freitas/G1)A carreta do Hospital de Câncer de Barretos, ficará até a próxima segunda(30), em Guajará, e serão oferecidos exames de mamografia e Papanicolau. (Foto: Júnior Freitas/G1)
Uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos iniciou na manhã desta sexta-feira (27), uma campanha para a realização de exames de mamografia e Papanicolau, em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho.
Os atendimentos estão sendo feitos no Rotary Clube, no Bairro Serraria, e iniciaram às 8h e encerram às 18h. A programação segue até próxima segunda-feira (30) e a previsão é de que  200 pacientes das zonas urbana e rural do município serão atendidas.

A iniciativa é do Ministério Público de Rondônia (MP) em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), Exército Brasileiro e o Rotary Club que cedeu o espaço para os atendimentos. A ação deveria ter acontecido no último dia 21, durante o MP Itinerante, mas acabou sendo adiada para outra data porque a carreta precisou receber manutenções.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Sâmia Melgar, pela manhã serão realizados 50 atendimentos, sendo que 25 são mamografias e 25 de Papanicolau. Durante a tarde o sistema será o mesmo e também no segundo dia de campanha, no dia 30.
As pacientes já foram pré-atendidas nos postos de saúde pelos médicos e enfermeiros que através da avaliação clínica fizeram o encaminhamento para a realização dos exames na carreta.
"O público alvo da campanha são as mulheres acima de 40 anos para exames de mamografia e de 25 a 60 anos para o Papanicolau. Serão 100 pacientes para cada exame, no total de 200 atendimentos", explicou Sâmia.
De acordo com a enfermeira Nayara Lúcia de Lima, é importante a conscientização das mulheres para realizar anualmente os exames de rastreamento detalhado e preventivo porque facilita o tratamento da doença.
"Quanto mais cedo as mulheres fizerem os exames melhores serão as chances de se curar. Começamos a fazer exames dez anos a menos que o SUS que só realiza a partir dos 50 anos. O estágio inicial da doença descoberto precocemente facilita o tratamento e o torna mais rápido e mais fácil também. Temos um alto índice de cura em mulheres diagnosticadas precocemente", ressaltou a enfermeira.
A agricultura Terezinha Chaves, de 59 anos, realiza os exames periodicamente e acredita que através da campanha muitas mulheres poderão ser beneficiadas. "É muito importante a gente estar fazendo esse exame anualmente. Minha família apoia bastante e eu tenho muita vontade de cuidar da minha saúde. O importante é que todas as mulheres façam os exames e busquem o atendimento aqui e nos postos", aconselhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário