segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Estudante chama a polícia após se atrasar para o Enem em Porto Alegre


Maria Celina diz ter sido 'maltratada' após ter ido questionar uma fiscal.
Policiais chegaram até o local, escutaram a jovem e registraram ocorrência.

Hygino Vasconcellos Do G1 RS
ENEM 2015 - DOMINGO (25) – PORTO ALEGRE (RS): Aluna que se atrasou para o Enem conversa com policiais (Foto: Hygino Vasconcellos/G1)Aluna que se atrasou para o Enem conversa com policiais (Foto: Hygino Vasconcellos/G1)
O atraso de duas candidatas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virou caso de polícia neste domingo (25) no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em Porto Alegre. A Brigada Militar foi acionada por uma das estudantes, que chegou até a porta do prédio onde seria a prova às 13h03.
 
Maria Celina, de 27 anos, conta ter se surpreendido com a porta chaveada porque, antes de chegar até o prédio, já havia passado pelo portão da universidade no horário adequado. “Eu achei que era o portão principal que a regra valia para o principal da PUC-RS. Não para esse aqui", disse.
Celina ainda afirmou ter sido "maltratada" após ter ido questionar uma fiscal. "Ela me disse: tu não sabe ler? Fiquei muito revoltada. E a fiscal disse que iria chamar a Brigada Militar. Mas daí eu chamei", conta.
Por volta das 15h30, policiais chegaram até o local de motocicleta, escutaram a jovem e, em seguida, registraram ocorrência. A outra jovem não esperou e foi embora. Ela conta que, no sábado, entrou 13h10 no mesmo local, sem impedimentos.
Enem 2015
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (25) chega ao segundo dia com a prova de linguagens e códigos, além de matemática, com 45 questões cada, e a redação. Os portões dos locais de exame fecharam às 13h. A duração é das 13h30 as 19h.
No sábado (24), os estudantes fizeram 45 questões de ciências humanas e outras 45 de ciências da natureza.  A maioria dos estudantes consultados pelo G1 em Porto Alegre apontaram a prova de ciências da natureza como a mais difícil do primeiro dia. As questões de química foram as vilãs para muitos participantes.
A edição 2015 do Enem tem 7.746.057 de candidatos. O total de inscritos neste ano é 11,2% menor que o da edição de 2014 e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008. Mesmo assim, candidatos e candidatas com idades entre 14 e mais de 70 vão participar das dez horas de provas neste fim de semana.
No estado, 418 mil pessoas se inscreveram. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entre os inscritos há 240,4 mil mulheres, o que representa 57,4%, e 177,9 mil homens, o equivalente a 42,5%. Mais de 323 mil, se declararam brancos, 77,4% do total do estado, que tem o segundo maior percentual de inscritos brancos no país, só perdendo para Santa Catarina, com 77,65%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário