domingo, 25 de outubro de 2015

Em 6ª tentativa, recepcionista faz Enem para nutrição ou gastronomia


Rosemaire, de 38 anos, chegou 1h antes da abertura dos portões.
'Sou recepcionista, mas gosto muito da área de alimentação', conta.

Rafael Teles Do G1 BA
Rosemaire chegou 1h antes da abertura dos portões em Salvador. (Foto: Rafael Teles/G1 BA)Rosemaire chegou 1h antes da abertura dos portões em Salvador. (Foto: Rafael Teles/G1 BA)
A candidata Rosemaire de Araújo, de 38 anos, faz pela sexta vez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na manhã deste domingo (25), ela chegou cerca de uma hora antes da abertura dos portões, na Faculdade da Cidade, no bairro do Comércio, em Salvador, para a realização do segundo dia de provas.
"Tenho o sonho de entrar em uma faculdade de nutrição ou gastronomia e pretendo continuar tentando", disse.
Rosemaire já cursou uma faculdade de administração, mas não finalizou a graduação e atualmente trabalha como recepcionista.
"Sou recepcionista, mas gosto muito da área de alimentação. Estou sempre cozinhando, seja para festas de amigos ou para mim, então pretendo fazer um curso para me especializar", contou a candidata.
Provas
O segundo dia de provas do Enem começa na tarde deste domingo (25) com uma maratora de cinco horas e meia de provas. Os candidatos precisarão responder a 45 questões de linguagens, 45 de matemática e produzir uma redação. Portões serão fechados às 12h na Bahia (13h no horário oficial de Brasília).
No primeiro dia, segundo o Ministério da Educação (MEC), 364 pessoas foram eliminadas durante o Enem pelos motivos mais diversos: desde suspeita de fraude e uso de ponto eletrônico até por sair do local de prova antes da hora permitida e ir ao banheiro com a carteira.
Houve também candidatos que nem tiveram a chance de entrar na sala de provas, porque chegaram ao local momentos depois de os portões serem fechados.
  
Detectores de metal
Neste ano, o MEC dobrou o número de detectores de metais e decidiu que todos os participantes deverão passar por eles para ir ao banheiro.
O resultado foi que, no sábado, muita gente foi eliminada por estar portando no bolso itens não permitidos pelo edital.
Por isso, ao entrar na sala de provas, deixe todos os seus pertences que não sejam a caneta de cor preta e tubo transparente, o documento de identidade com foto, o cartão de confirmação do Enem e comidas e bebidas. Carteiras, chaves e outros objetos pessoas devem permanecer lacrados e fora do alcance dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário