quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Confira as últimas notícias do agronegócio mineiro


Hoje em Dia


Emater/divulgação
Confira as últimas notícias do agronegócio mineiro

Pragas na agricultura
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza, até amanhã (29), em Janaúba (MG), o I Workshop Mineiro sobre Defesa Sanitária Vegetal. O evento, que tem como tema “Discussão dos impactos econômicos, sociais e ambientais do ataque de pragas na agricultura”, reúne cerca de 100 profissionais, entre engenheiros agrônomos, representantes de entidades do setor, produtores rurais e estudantes de ciências agrárias. O evento conta com palestras e debates de profissionais de Minas e de outros estados. Distante 119 quilômetros de Montes Claros, Janaúba constitui um polo importante de produção agrícola, principalmente de banana.

Cavalo árabe
A mais importante mostra de cavalos da raça Árabe no Brasil será realizada de 18 a 22 de novembro de 2015, em Indaiatuba (SP). As pistas do Helvetia Riding Center receberão os mais importantes animais da raça, na 34ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe. O evento será promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA) e reunirá exemplares da melhor genética da raça Árabe do cenário nacional e internacional, atraindo criadores de diversos estados e países. A programação inclui provas de desempenho, conformação, hipismo e montadas (Copa Ancaf de 3 Tambores, Copa Nacional de 6 Balizas e Cross Country), entre outras. O evento também será palco da última etapa da Copa Nacional Avert de Team Penning e Ranch Sorting, programada para o dia 21 de novembro, a partir das 9 horas, na Arena Externa.
Informações: site www.abcca.com.br, e-mail abcca@abcca.com.br ou (11) 3674-1744.

Animais silvestres
Será nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte, o XIV Curso de Criação Comercial de Animais Silvestres, evento organizado pela ONG Ponto Terra. O curso, que terá aulas teóricas e práticas, será ministrado instrutor e zootecnista, Fábio Hosken. Informações: 31 3275.3929

Recorde histórico
Minas Gerais deve colher 12,86 milhões de toneladas de grãos na safra 2015/2016. O volume é recorde no estado e supera o maior volume registrado em 2013, quando a safra alcançou 12,1 milhões de toneladas. Em relação à safra 2014/2015 (11,8 milhões de toneladas), o crescimento registrado é de 8,7%. Os dados fazem parte do Primeiro Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A soja será a grande responsável pela safra recorde mineira, registrando crescimento de 18,1% na produção e totalizando volume de 4,1 milhões de toneladas. Outros produtos que também registrarão crescimento na próxima safra são: milho (+6,5%), trigo (+20,3%) amendoim (+3,3%), feijão (+4,5%) e girassol (+3,4%).

Qualidade do café
Foram anunciados, em Muriaé, na Zona da Mata, os vencedores do 14º Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas. Os primeiros colocados são: José Amario de Oliveira, de Carangola (categoria Terras Altas); Juvenal de Almeida Rodrigues, de Pedra Dourada (categoria Terras Baixas) e José Alexandre Abreu Lacerda, de Espera Feliz (categoria Cereja Descascado). Ao todo, 536 amostras de 16 municípios participaram das análises. Foram premiados seis produtores na categoria Natural Terras Altas (cafés produzidos acima de 900 metros de altitude), seis na categoria Natural Terras Baixas (produzidos abaixo dos 900 metros de altitude), e três produtores na categoria Cereja Descascado.

Óleo de abacate
A extração de óleo de abacate pode ser uma boa alternativa para olivicultores em período de entressafra. Diante disso, pesquisadores da Epamig estudam a extração de óleo fino de abacate pelo sistema de centrifugação, o mesmo utilizado no processamento do azeite de oliva, no Campo Experimental da Empresa em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais. A agroindústria do óleo de abacate apresenta boas perspectivas no Brasil, em função dos frutos de algumas variedades cultivadas como Wagner, Hass, Fuerte, Linda e Margarida, apresentarem quantidades consideráveis de lipídios, em média 20% de óleo na polpa úmida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário