Oktoberfest/Santur
O Bierwagen passa pelas ruas do centro de Blumenau, caracterizado pela arquitetura típica alemã
Herança da colonização alemã no Sul do Brasil, a Oktoberfest de Blumenau é considerada a maior do gênero no mundo, depois da original de Munique.
Falando nela, a Oktoberfest alemã não apenas já começou, como já está na sua reta final. Ela começou no último dia 19 e termina no próximo domingo, dia 4.
Aqui no Brasil, além de Blumenau, outras cidades catarinenses que tiveram colonizações alemã e austríaca também farão as suas festas tradicionais em outubro.
É o caso da Oktoberfest de Itapiranga (que, na verdade, é a mais antiga do Brasil); da Fenarreco, de Brusque; da Heimatfest, de Forquilhinha; e da Kegelfest, da histórica Rio do Sul.
Claro que a festa mais conhecida é a de Blumenau, a maior delas. Mas também é a mais cheia. Por isso, algumas concorrentes menores, como a Tirolerfest, por exemplo, estão atraindo mais pessoas que buscam um ambiente mais tranquilo.
A programação para quem vai a Blumenau no período da Oktoberfest é intensa. Durante os dias da festa, o Bierwagen sai pelas principais ruas da cidade, distribuindo chope gratuitamente. Em diversos dias, acontece o Encontro Nacional de Stammtisch, quase sempre no pavilhão A. No B, tem o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro.
Um dos momentos mais aguardados é o Desfile Oficial da Oktoberfest. É uma parada com carros alegóricos, clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas alemãs e nacionais, e a participação de cidades de tradição germânica na região.
Aproveite toda a herança alemã durante o mês. Ein Prosit!
O consumo tem girado entre 240 mil e 260 mil litros de cerveja
São quase 30 bandas, em 450 horas de animação nos quatro pavilhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário