sábado, 29 de agosto de 2015

Andamos no Ford Focus Fastback, que ganhou cara nova para colar nos líderes


Sérgio Melo - Especial para Auto Papo


Sérgio Melo
Focus
CARA NOVA – Mudança visual de meia vida chegou em boa hora para o Focus Sedan

Lançado em julho, o Ford Focus Fastback ficou mais bonito e manteve seus principais atributos, que lhe conferem o status de referência entre os sedãs médios. Importado da Argentina, o modelo tem um bom retrospecto no mercado brasileiro. Atualmente, o sedã ocupa a sexta posição do ranking de vendas da categoria, com 4.600 licenciamentos até julho. No entanto a Ford quer mais.
 
Segundo os executivos, a marca tem trabalhado a estratégia de cada modelo de maneira individual e no seu tempo e agora chegou a vez de seu sedã médio, que tem credenciais para brigar pela hegemonia do segmento dominado por Toyota Corolla, Honda Civic e Nissan Sentra. Veja o que o Focus Fastback tem para mostrar na página 2.
 
Interior
Irrepensável, focus é referência entre médios
 
 
 
Bastam poucos minutos com o Ford Focus Fastback para perceber que se trata de um veículo diferenciado. O motor tem força de sobra, a transmissão é muito suave, o silêncio a bordo impressiona e, na suspensão, quanta diferença... Além de proporcionar elogiável estabilidade, é muito confortável, bem ao gosto americano que não aceita ficar “socando” em pisos irregulares. O conjunto traseiro do tipo multilink é o “estado da arte” em engenharia automotiva. No interior, conforto para cinco ocupantes e bom porta-malas com 421 litros.
 
O motor 2.0 flex com 178 cv e torque de 22,5 quilos, tem moderno sistema que injeta o combustível diretamente dentro da câmara de combustão, (injeção direta), e partida a frio sem “tanquinho”, que dispensa a preocupação de manter o reservatório abastecido. A velocidade máxima é de 206 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,2 segundos. Mas nem tudo são flores, após mais de uma medição para confirmar o resultado, o consumo decepcionou. Abastecido com etanol, fez apenas 5,7 km/l na cidade e 8,3 na estrada.
 
A transmissão com 6 marchas e dupla embreagem também é moderna e garante mudanças rápidas e suaves. Mas a programação não aceita reduções manuais que possam levar o motor a rotações próximas do seu limite de giro, normalmente necessárias para concluir uma ultrapassagem de risco ou para condução esportiva. Após as primeiras surpresas com essa rebeldia, o jeito é adotar uma postura mais conservadora ao volante. Outro detalhe negativo é a ausência de botão para desativar rapidamente o controle de tração, ao invés de ter que fazer isso pelo software.
 
A direção elétrica variável, leve nas manobras e firme na estrada, isola bem o motorista das vibrações das rodas. Embora a versão testada não disponha de “frenagem autônoma”, presente apenas na mais completa, vale citar essa modernidade, que evita colisões até os 20 km/h e reduz os danos em velocidades superiores, sem qualquer intervenção do motorista.
 
Ford Focus Fastback 2.0 SE
 
O QUE É?
 
Sedã médio com 04 portas. O “fastback” (“traseira rápida”) vem da caída contínua do perfil do veículo, desde o teto até a extremidade final da tampa do porta-malas.
 
ORIGEM?
 
Importado da Argentina.
 
QUANTO CUSTA?
 
Parte de R$ 77.900 na versão mais simples e chega aos R$ 96.900. A versão testada “SE Plus 2.0” na cor “Prata Viena” sai por R$ 81.200.
 
COM QUEM CONCORRE?
 
Os principais concorrentes custam a partir de: Toyota Corolla (R$ 69.690), Honda Cvic (R$ 71.900) e Nissan Sentra (R$ 69.190).
 
ACABAMENTO:
 
O acabamento é superior ao usual para a categoria, com interior moderno e aconchegante, materiais de boa qualidade e montagem primorosa. Elogios para a disposição dos comandos como no cockpit de um veículo de competição, com fácil visualização e acionamentos.
 
SEGURANÇA:
 
A presença de controles de tração e estabilidade em todas as versões, assim como a disponibilidade de air bags complementares laterais e de cortina nas mais completas, deixa clara a opção do fabricante por oferecer elevada segurança no veículo. Apesar de o modelo Fastback ainda não ter sido submetido à crash test, seu antecessor sedã acaba de ser ensaiado pelo IIHS - Insurance Institute for Highway Safety, com a classificação “2015 Top Safety Pick”, conferia aos modelos com melhor desempenho.
 
CONTEÚDO:
 
O conteúdo é elogiável. A versão mais simples “SE” tem transmissão automática, direção elétrica, rodas em liga, controles de estabilidade e tração, assistente de partida, supervisão de pneus, som com bluetooth e comandos por voz, sensores crepuscular e de chuva e, assistente de emergência. A “SE Plus” acrescenta ar digital bi-zone, air bags laterais dianteiros, couro, sensores de estacionamento traseiro, piloto automático e borboletas no volante. Na “Titanium” adicione multimídia com tela touch de 8”, air bags de cortina e, acesso/partida sem chave. A “Titanium Plus” completa a obra com assistentes de frenagem autônoma e de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro, assento do motorista elétrico e teto solar.
 
PONTOS POSITIVOS
 
ACABAMENTO
 
CONTEÚDO
 
SEGURANÇA
 
PONTOS NEGATIVOS
 
CONSUMO
 
PROGRAMAÇÃO DA TRANSMISSÃO
 
FALTA BOTÃO CONTROLE DE TRAÇÃO

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