segunda-feira, 27 de julho de 2015

Urna funerária de indígenas extintos é encontrada em fazenda na Bahia


Bem arqueológico achado em Esplanada está sob guarda do Iphan.
Segundo estudos, povos usavam material na realização de sepultamentos.

Do G1 Bahia
Urna de povos indígenas extintos é localizada em fazenda na Bahia (Foto: Divulgação/ Iphan-BA)Urna de povos indígenas extintos é localizada em fazenda na Bahia (Foto: Divulgação/ Iphan-BA)
Uma urna funerária associada à cultura dos povos indígenas extintos Aratu foi encontrada em uma fazenda do município de Esplanada, nordeste da Bahia, e está sob guarda da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional na Bahia (Iphan-Ba). De acordo com arqueólogos do órgão, o achado do vasilhame, que tem 1,20 m de altura, permitirá o estudo da área de maneira mais aprofundada.
“Apesar de achados fortuitos serem recorrentes, essa é a última urna íntegra recolhida pelo Iphan-Ba nos últimos dez anos”, informou o arqueólogo do órgão Luiz Viva. O bem arqueológico foi comunicado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Esplanada ao Iphan-Ba para reconhecimento após ser encontrado no povoado de Canabrava.
A estimativa do instituto é de que o tipo de vasilhame foi utilizado para sepultamentos indiretos, ou seja, quando o corpo é colocado em um recipiente antes de ser enterrado. Conforme a antropóloga do órgão Jeanne Dias, não é possível determinar a idade da urna. A cerâmica usada nela se assemelha ao tipo encontrado nas imediações da Baía de Aratu, aponta o Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário