quarta-feira, 29 de julho de 2015

No Dia do Batom confira as dicas para não errar na mão


Aline Louise - Hoje em Dia


Divulgação
batom vermelho

Há séculos ele reina soberano no mundo da maquiagem. O batom, cujos primeiros registros de uso levam às mulheres da Antiga Mesopotâmia e do Antigo Egito, já foi também considerado "encarnação de Satã", na Europa Medieval.
 
Por muito tempo o uso de cor nos lábios e cosméticos em geral era associado a grupos marginalizados, como atrizes e prostitutas. Em 1770 chegou a ser proposta uma lei para o Parlamento britânico que sugeria que um casamento deveria ser anulado se a mulher usasse cosméticos antes da união.
 
O batom só começou a ganhar popularidade na Inglaterra do século 16, durante o reinado da rainha Elizabeth, quando ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda.
 
De lá pra cá, com muito apelo a sensualidade e investimento em tecnologia, o batom ganhou o mundo e até uma data especial, hoje, 29 de julho. E mais do que nunca investir num "bocão" está em alta.
 
Uma boca colorida, “abusada”, equivale quase a uma maquiagem completa. Como neste inverno pele e olhos estão “cleans”, investir em tons mais fortes para os lábios pode ser uma alternativa interessante.

Para esta temporada, os tons arroxeados, vinho e vermelhos são as apostas. Mas usar batom escuro requer cuidado:
 
1 - É bom contornar os lábios com um lápis da cor mais próxima possível do batom que vai optar, para que o traço fique perfeito.
 
2 - Fazer o traço do canto externo da boca para o centro também ajuda a não errar.
 
3 - Para batons de cor escura, opte por aqueles com efeito mate, sem brilho. Eles são a grande tendência do momento e dão um ar mais elegante. Se o que você tem em casa não é mate, basta passar um pouquinho de pó translúcido por cima que ele vai ficar com esse efeito.

4 - Claro, se você tem lábios bem finos, um pouco de brilho é bom para aumentar o volume. Neste caso, você também pode fazer o contorno na linha mais externa do lábio, de forma a dar a impressão que eles são um pouco maiores. Você pode usar este truque só na parte de cima, se seu lábio superior for menor que o inferior, e vice-versa.

5 - Outra dica para valorizar a cor do batom, tanto escuro quanto claro, é passar a base no lábio todo antes. Assim, será revelada a cor real do batom sem tanta interação com a cor natural dos seus lábios.

6 - No final, você pode fazer pequenas correções com a base e um pincel mais fino, de corretivo, fazendo o contorno dos lábios, para deixar o acabamento ainda mais perfeito.
 
7 - Batom escuro precisa ser reaplicado sempre que for saindo. A cor tem que se manter impecável. Aqui entre nós, uma boca com tom forte se desfazendo dá um ar de fim de noite e que ninguém quer ostentar.

Muita gente tem “medo” de usar batom escuro, mas o produto vai bem em qualquer tom de pele, além disso, denota uma imagem poderosa e segura. Batons do tipo deixam tudo mais prático. Para complementar basta um rímel nos olhos e uma pele bem feita. Fazer um olho rebuscado requer muito mais habilidade. Então, se jogue numa bela boca colorida que vai bem aqui e em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário