terça-feira, 28 de julho de 2015

Mil famílias ficam sem atendimento após curto-circuito em posto de saúde


Posto fica localizado no bairro Planalto Uruguai, Zona Leste de Teresina.
Marcação de consulta pelo sistema online e exames não estão sendo feitos.

Catarina Costa Do G1 PI
Unidade Básica de Saúde está sem energia há três dias (Foto: Catarina Costa/G1 PI)Unidade Básica de Saúde está sem energia há três dias (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
Um curto-circuito na Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai, Zona Leste de Teresina, tem deixado mais de mil famílias sem atendimento médico há três dias. Com o prédio às escuras, as consultas marcadas pelo sistema online, exames de laboratório, vacinação e coleta de sangue estão prejudicados.
Pela terceira vez no posto, a dona de casa Marinalda Bezerra aguarda uma declaração para o pai de 76 anos fazer uma cirurgia no olho e sem energia ela teve que voltar novamente para casa sem atendimento.
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Marinalda Bezerra procurou o posto de saúde pela terceira vez (Foto: Catarina Costa/G1)Marinalda Bezerra procurou o posto de saúde pela
terceira vez (Foto: Catarina Costa/G1)
"Não estou pedindo, é uma obrigação me atenderem. É uma vergonha uma unidade todos estes dias sem energia e a população fica como?", comentou a dona de casa.
Grávida de três meses, Samara Vaz procurou a unidade de saúde para continuar o pré-natal e lamentou não fazer os exames por falta de energia.
Sem energia, coordenação retirou vacinas do freezer (Foto: Catarina Costa/G1 PI)Sem energia, coordenação retirou vacinas do
freezer (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
"Fui até atendida pela médica, mas meus exames vão continuar atrasados até resolverem o problema da eletricidade", contou.
A coordenadora da UBS Luciana Cavalcante explicou que o curto-circuito aconteceu por volta das 10h do sábado (25), mas somente na segunda-feira (27) entrou em contato com a Eletrobras para resolver o problema.
"Não sabemos o que aconteceu ao certo, pois o prédio foi reformado há um ano e a fiação trocada. Acreditamos que o curto-circuito aconteceu no contador, pois os fios queimaram. Já acionei a Regional Leste e a Eletrobras, mas até agora ninguém veio", disse a coordenadora.
Luciana Cavalcante destacou que os funcionários têm orientado a população a procurar um posto mais próximo, especialmente em relação às vacinas. Para não perder o estoque existente, a coordenadora esvaziou o freezer e enviou para a Fundação de Saúde.
Nota
A assessoria da Fundação Municipal de Saúde comunicou ter sido informada do fato e que o problema afetou a rede externa, de responsabilidade da Eletrobras.
Já a companhia de energia ficou de enviar uma equipe ainda nesta terça-feira (28) para saber se o problema é de competência da empresa.

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