terça-feira, 28 de julho de 2015

Fontes históricas estão abandonadas em São Luís


Péssimo estado de conservação das fontes em pontos turísticos da cidade.
Secretaria diz que projetos de restauro já estão previstos.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
O que já foi um dos cartões postais mais bonitos da cidade é hoje a imagem do abandono. A Fonte do Ribeirão fica localizada no centro histórico de São Luís, na esquina das ruas das Barrocas e do Ribeirão. O local vive atualmente um dos piores momentos. Quem desce as escadas do lugar encontra lixo espalhado por todos os lados.

No chão, material plástico e um aviso de que foi usado um material corrosivo. Na água, a garrafa de vidro e uma embalagem de comida se misturam aos peixes. Muita sujeira. E os problemas não param por aí. A fotógrafa Marília de Laroche sempre registra imagens do local, e não gosta do que vê. “Principalmente porque é um dos principais monumentos históricos, né? Um cartão-postal da cidade de São Luís e ficar desse jeito sinceramente não dá”, disse Marília.
Fonte do Ribeirão apresenta mau estado de conservação (Foto: Reprodução / TV Mirante)Fonte do Ribeirão apresenta mau estado de
conservação (Foto: Reprodução / TV Mirante)
A Fonte do Ribeirão foi criada no final do século 18, em 1796, com o objetivo de melhorar as condições de saneamento da cidade e também oferecer água de qualidade a população. “Um dos principais pontos turísticos da cidade há muitos anos e realmente está em um estado de preservação muito precário”, explicou o historiador Euges Lima.
No piso de pedras de cantaria, um vazamento de água. A pintura está desgastada e tem rachaduras nas paredes. As carrancas em pedra lioz, de origem portuguesa, estão entupidas. Dá para escutar o barulho da água que sai das galerias, mas a água não jorra.
Simão Sirineu que é guia de turismo comenta que os visitantes notam os problemas na estrutura da fonte. “Por que aqui é diferente? Eu fico envergonhado”, disse o guia comparando o estado de conservação com o de outros monumentos históricos no Brasil e no mundo.
Também no Centro Histórico, a Fonte Luminosa na Praça Dom Pedro II, em frente à Catedral, foi desativada.  Ela foi construída no século 20 para mostrar a exuberância da época. Hoje, o glamour da estrutura ficou apenas na memória de quem já passou por aqui. A fonte está depredada, os azulejos estão caindo. Há muita sujeira e uma parte da estátua foi levada. O local também era usado como banheiro público por moradores de rua.
Já na Fonte das Pedras o que chama a atenção é o mau cheiro além da falta de conservação. Os bancos da praça servem de cama para os mendigos. A área que servia de observatório da fonte está alagada. Os peixes e caramujos tomam conta do local. E muita gente ainda toma banho por aqui.
A rampa para cadeirantes está cheia de ondulações e alagada também. A lixeira ficou em um local em que não pode ser usada. Quem visita o local fica incomodado. “Está até um pouquinho mais bem cuidada, mas está meio abandonada mesmo”, disse o vigilante Dorneles Viana.
A Fundação Municipal do Patrimônio Histórico informou que já existe um termo de cooperação assinado entre a Universidade Federal do Maranhão e a Prefeitura de São Luís para agregar requalificação da Fonte das Pedras ao projeto da Fábrica Santa Amélia, que será concluído este ano.
A fundação disse ainda que Fonte do Ribeirão foi reformada, porém apresenta alguns problemas estruturais e que a situação já está sendo verificada por meio de uma parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).  Quanto à Fonte da Mãe d´Água na praça Pedro II, a fundação informou que os dois locais serão reformados em um projeto em parceria com o Governo do Estado a partir de setembro deste ano.
Fonte Luminosa, na Praça Dom Pedro II, foi construída para mostrar a exuberância da época (Foto: Reprodução / TV Mirante)Fonte Luminosa, na Praça Dom Pedro II, foi construída para mostrar a exuberância da época (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário