sábado, 27 de junho de 2015

Veja 10 modelos de franquias que ficaram 'compactas' para burlar crise


Para caber no bolso do franqueado, redes apostam em unidades menores.
Franquias encolheram, mas faturamento do setor cresceu 9,2%.

Taís Laporta Do G1, em São Paulo
Em tempos de economia fraca, as redes de franquias têm apostado em modelos mais compactos para caber no bolso do franqueado. Elas reduziram o espaço físico das lojas e inventaram negócios sobre rodas. Em alguns casos, o custo para abrir uma unidade mais “enxuta” chega a ficar quase 70% mais barato.
Algumas redes trocaram lojas por quiosques em shoppings – que costumam ter aluguel menor e menos despesas fixas, como luz e água. Outras lançaram unidades móveis e carrinhos e buscam áreas onde o custo de locação por metro quadrado é reduzido.

“A aposta em modelos compactos já é uma realidade de mercado”, conta o diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) André Friedheim. “Os franqueadores buscam cada vez mais pontos comerciais alternativos e fazem adaptações ao novo contexto econômico”.

Ainda que menores, as redes de franquias ampliaram o número de unidades e o faturamento, de acordo com a ABF. A indústria de franchising faturou 9,2% a mais no 1º trimestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor foi de R$ 31,3 bilhões, contra R$ 28,7 bilhões.

Os segmentos de alimentação, estética e ensino foram os que mais reduziram o tamanho de suas unidades, segundo Friedheim. “As redes não deixaram de ter seus modelos tradicionais. Apenas decidiram apostar em negócios com investimento menor”, diz.

O diretor da ABF acredita que, apesar da fraqueza na economia, o momento é oportuno para franqueados investirem. “Na baixa, é possível alugar pontos mais baratos e contratar mão de obra mais em conta, por exemplo”.
Veja exemplos de franquias que ficaram mais “enxutas”:
Los Paleteros (Foto: Divulgação/Los Paleteros)Los Paleteros (Foto: Divulgação/Los Paleteros)
LOS PALETEROS
Modelo padrão: O franqueado precisa desembolsar R$ 435 mil para abrir a loja e R$ 290 mil para o quiosque de 6,6 a 12 metros quadrados.
Modelo compacto: No modelo de carrinho, o custo é de R$ 140 mil.
Economia para o franqueado: 67% em relação à loja e 51% em relação ao quiosque.



Patroni Express (Foto: Reprodução/Patroni)Patroni Expresso (Foto: Reprodução/Patroni)
PATRONI
Modelo padrão: As unidades Classic e Premium possuem investimento inicial de R$ 400 mil a R$ 450 mil, com área da unidade de 33m² a 70m².
Modelo compacto: Já o modelo Patroni Expresso possui investimento inicial a partir de R$ 150 mil com área de 30m².
Economia para o franqueado: 62%



Hope (Foto: Divulgação/Hope)Hope (Foto: Divulgação/Hope)
HOPE
Modelo padrão: O modelo tradicional da franquia possui investimento inicial de R$ 400 mil e tamanho de 35 a 60m².
Modelo compacto: Chamado de “Hope 1.0”, este formato de negócio possui investimento inicial de R$ 200 mil e de 25 a 40m².
Economia para o franqueado: 50%



Sigbol (Foto: Reprodução/Liane Mota)Sigbol (Foto: Reprodução/Liane Mota)
SIGBOL
Modelo padrão: A franquia no padrão full possui como investimento inicial R$ 94 mil e 85m².
Modelo compacto: O padrão Smart tem investimento inicial de R$ 63 mil e loja de 60m².
Economia para o franqueado: 32%




Óticas Diniz (Foto: Divulgação/Óticas Diniz)Óticas Diniz (Foto: Divulgação/Óticas Diniz)
OTICAS DINIZ
Modelo padrão: o investimento inicial de uma loja padrão (de 80m² a 100m²), atualmente na faixa de R$ 100 mil a R$ 250 mil.
Modelo compacto: Uma loja com tamanho a partir de 40 metros quadrados tem investimento inicial a partir de R$ 50 mil.
Economia para o franqueado: 50%



Helado Monterrey (Foto: Divulgação/Helado Monterrey)Helado Monterrey (Foto: Divulgação/Helado Monterrey)
HELADO MONTERREY
Modelo padrão: A loja conceito possui investimento de R$ 300 mil e 30m2.
Modelo compacto: O quiosque possui investimento inicial de R$ 140 mil e 6m². Já o carrinho possui investimento inicial de R$ 120 mil e 3m².
Economia para o franqueado: 53% em relação à loja, e 60% em relação ao quiosque.


Restaura Jeans (Foto: Divulgação/Restaura Jeans)Restaura Jeans (Foto: Divulgação/Restaura Jeans)
RESTAURA JEANS
Modelo padrão: Uma loja tradicional exige área de, no mínimo, 50m². O investimento inicial é a partir de R$ 100 mil.
Modelo compacto: A Restaura Jeans Store tem investimento de R$ 69,9 mil. O tamanho exigido é de 30m².
Economia para o franqueado: 30%



Lig Lig (Foto: Divulgação/Lig Lig)Lig Lig (Foto: Divulgação/Lig Lig)
LIG LIG
Modelo padrão: Na loja de rua, o investimento é de R$ 220 mil a R$ 350 mil (com taxa de franquia, que é de R$ 39 mil). A área mínima exigida é 120m².
Modelo compacto: O modelo para praça de alimentação de shopping requer de R$ 210 mil a R$ 335 mil. E a área é bem menor: 40m².
Economia para o franqueado: de 4,5% a 4,2%


Dr Shape (Foto: Divulgação/Dr Shape)Dr Shape (Foto: Divulgação/Dr Shape)
DR SHAPE SUPRIMENTOS
Modelo padrão:
Quando se lançou no mercado, tinha apenas a chamada Loja Monster, cujo investimento inicial é a partir de R$ 200 mil e exige uma área a partir de 150m².
Modelo compacto: Há pouco mais de dois anos, lançou uma formatação menor, a Dr. Shape Express, com área de implantação de 50m² a 80m². O investimento inicial é de R$ 150 mil a R$ 180 mil.
Economia para o franqueado: 25%

Creps (Foto: Divulgação/Creps)Creps (Foto: Divulgação/Creps)
CREPS
Modelo padrão: O investimento para abrir uma loja de shopping é a partir de R$ 220 mil. Uma loja de rua custa ao franqueado a partir de R$ 250 mil.
Modelo compacto: o modelo para delivery e eventos custa a partir de R$ 20 mil. Já o food truck , entre R$ 120 mil e R$ 240 mil) e o moto food, de R$ 40 mil a 80 mil.
Economia para o franqueado: 92% do mais caro para o mais barato.

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