domingo, 28 de junho de 2015

Surge um novo paraíso nas Serras de Minas


Eduardo Avelar - Hoje em Dia


Acervo/Eduardo Avelar
Surge um novo paraíso nas Serras de Minas
Incrustada no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira, com belos cenários, Pirapanema viu a qual

O pequeno distrito de Pirapanema, a 13 quilômetros de Muriaé, no Território Mantiqueira, subterritório Doces Montanhas, em apenas 5 anos deu um salto de qualidade na vida dos seus mil habitantes na área urbana e cerca de 2 mil na área rural.

Além do repentino desenvolvimento, com a instalação de restaurantes, revitalização de ruas e construções e a súbita valorização imobiliária, Pirapanema, antiga região de armazenamento e processamento de cafés das redondezas, tem atraído turistas de todos os cantos de Minas e também de outros estados, como do Rio, para desfrutar da natureza de montanhas, com as atrações especiais do clima fresco, especialmente à noite, suas trilhas, cachoeiras e uma das melhores térmicas para a prática do voo livre.
Ciclistas, motoqueiros e agora gourmets em busca de aventuras e dos mais simples sabores e tradições dos fogões têm trazido alegria e otimismo aos hospitaleiros habitantes desse pequeno paraíso na Serra do Brigadeiro.
Sucesso da 5ª edução

Surge um novo paraíso nas Serras de Minas
VOO LIVRE - Cidade é destino de esportistas radicais
O Festival de Gastronomia de Pirapanema já se consolidou no calendário oficial da cidade, atraindo turistas, promovendo investimentos na região e formando novos empreendedores nas áreas de hospedagem, alimentação e lazer. Em sua 5ª Edição o Festival que aconteceu entre os dias 11 e 14 de junho deste ano, levou milhares de pessoas à serra mostrou a força da gastronomia como incremento ao turismo interno no país em especial em Minas Gerais.
Uma das melhores opções deste ano foi o Restaurante Casa da Sogra montado pelo advogado e chef Ralph Duvanel Rodrigues e sua esposa a decoradora Wania Bittencourt Muahad, que restauraram um antiga casa da pequena comunidade que havia sofrido um incêndio, e a transformaram num agradável ponto de encontro de turistas e moradores de Muriaé. O quintal finamente decorado além dos ambientes internos restaurados e as mesas colocadas na rua foram espaços muito disputados durante todo o evento e as deliciosas criações do chef harmonizados com vinhos deu o tom do sucesso da empreitada no friozinho da serra.
A dona de casa Vanderlanea de Oliveira, apostou no Festival desde sua primeira edição, e aproveitando uma receita de sua mãe, começou a produzir e servir a carne de lata com verduras e sucos de sua horta. Cinco anos depois, sua casa já se transformou num restaurante, a construção cresceu e a feliz proprietária do “Quintal da Vandinha” já se organiza para comercializar fora do Festival sua iguaria e também para montar uma pousada no andar de cima da casa, para receber o crescente numero de turistas que tem buscado o aconchego da Serra de Pirapanema.
Outra referencia do sucesso do Festival “Gastronomia e Cultura na Serra”, é a criação de oportunidades aos jovens da comunidade que participam anualmente de cursos e atividades do evento. Hoje, vários deles se encontram trabalhando na gastronomia, como é o caso do pedreiro Dermeval Pereira Júnior, 26 anos de idade, que além de atuar em sua profissão original, hoje é um orgulhoso colaborador do restaurante comandado pelo chef Ralph e sua esposa Wania.
Júnior, como gosta de ser chamado, o jovem garçom do Restaurante Casa da Sogra, sempre atencioso e sorridente no seu novo trabalho, conta com alegria que participou ativamente da reconstrução da antiga casa incendiada e abandonada, e em todos os anos ajuda na produção desse grande evento que mudou a sua vida, de sua família e de toda a comunidade do distrito de Pirapanema.

Pirapanema
REFLEXOS DO FESTIVAL GASTRONÔMICO NA COMUNIDADE
“Tive o prazer de nascer e crescer numa das regiões mais aprazíveis de Muriaé cuja natureza exuberante atrai hoje vários visitantes, incentivando o turismo rural: Pirapanema! Mas, há tempos atrás, o atrativo era outro: vários imigrantes, italianos, portugueses e até japoneses, chegaram por aqui em busca de boas terras para o cultivo do café e se instalaram ao redor da Capela de Camargo. Hoje, nossa família vislumbra o crescimento de Pirapanema também em outras áreas e o “Gastronomia na Serra” é um dos grandes responsáveis por isso, atraindo milhares de pessoas para este evento.”
Rogério de Oliveira Sartori
Presidente Conselho Comunitário
"Nosso Festival, o “Gastronomia na Serra”, chega à sua quinta edição com grandes resultados. Cinco anos se passaram e podemos afirmar que nosso Distrito está crescendo em todos os aspectos: econômicos, culturais e sociais. Temos consciência de que, muito ainda há de se caminhar para que Pirapanema se torne um verdadeiro “território criativo”, e o apoio da Fundarte e da Prefeitura de Muriaé, nesse sentido, tem sido de fundamental importância.”
Tadeu Lucena da Rocha
Vice presidente Conselho Comunitário
“Para o Distrito beneficiou muito, pois passamos a ser mais vistos tanto pela cidade, como por todo o Estado, conhecendo pessoas diferentes que vêm provar o nosso sabor serrano”.
Maria Neusa de Oliveira Sipriano,
do Restaurante “Comidinha da Maria”
“Pirapanema, antes do evento, era um Distrito pacato e sem motivação. Com a chegada do Festival Gastronômico, muita coisa mudou. O povo de fora passou a enxergar o nosso Distrito com outros olhos. Nosso Distrito ficou mais valorizado”.
Vanderlânea Alves Silva Oliveira,
do Restaurante “Quintal da Vandinha”
“Com o Festival cresceram as vendas até mesmo fora do evento, nos trazendo mais estrutura para que nos anos seguintes possamos ampliar nossos negócios, atendendo um público maior”.
Gislei Pedro Ferreira e Maria de Fátima Lopes Correia Ferreira,
moradores de Pirapanema há 8 anos, proprietários da Pousada e Mercearia do Lei
Uma preciosidade: a brejaúba
Muriaé teve sua economia historicamente desenvolvida em torno do café substituída pela moda, se tornando importante polo de confecções. A identidade gastronômica local está diretamente ligada ao palmito brejaúba, uma espécie nativa da Mata Atlântica, e que é acompanhamento obrigatório no frango ensopado ou ao molho pardo, pratos mais emblemáticos da região.

Surge um novo paraíso nas Serras de Minas
Outros ícones das cozinhas locais são peixes, especialmente o cascudo, que é presença obrigatória nos cardápios dos melhores bares e restaurantes. O Festival de Pirapanema também reforça essa identidade gastronômica atraindo para a região milhares de pessoas a cada ano para desfrutarem de sua natureza e de seus sabores serranos.

Surge um novo paraíso nas Serras de Minas
TÍPICO - A brejaúba é uma espécie de palmito nativa da Mata Atlântica
A cidade conta com bons restaurantes de cozinha regional, mas a curta e importante passagem profissional do Chef Felipe Rameh por lá, fez escola. Empregou e treinou jovens no restaurante que abriu em Muriaé com seu pai, o Dr. Raimundo, médico e também cozinheiro de mão cheia. Hoje a região, que inclui Juiz de Fora e outras cidades deste sub território, abriga jovens chefs que começam a desenvolver suas cozinhas autorais contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário