Ford
Oito meses após o inicio das vendas na Europa, acaba de desembarcar por
aqui o novo Focus, com visual remodelado e novidades tecnológicas. Mas,
por enquanto, só vieram poucas unidades para apresentação à imprensa.
As vendas só começam em agosto.
Do antigo, permanecem a plataforma, portas e teto. A frente ficou a
“cara” do New Fiesta e a traseira, embora mantido o estilo, está mais
“leve”.
Para minimizar a tristeza de quem comprou o “old” Focus recentemente,
os proprietários de modelos 2014 e 2015 poderão fazer pré-reservas para
serem os primeiros a receberem os novatos, com desconto de 15%.
Mais segurança
Na tecnologia, as novidades são o controle de estabilidade preventivo
que atua em situações que podem levar a derrapagens, antes mesmo que
qualquer roda inicie escorregamento, chave programável para limitar a
velocidade, o volume do som e impedir o desligamento dos controles de
segurança ao emprestar o veículo e, na versão mais completa, sistema que
freia o carro sozinho em caso de risco de acidentes, que dependendo da
velocidade evita colisões ou reduz danos.
No mais, todas as versões têm assistente de partida, supervisão da
pressão dos pneus, sensor crepuscular e de chuva, multimídia com
Bluetooth, comandos por voz e assistente que chama o socorro
automaticamente.
As versões mais simples SE 1.6 tem motor 1.6 e transmissão manual. A SE
Plus acrescenta air bags laterais, couro, sensor de estacionamento
traseiro, Cruise control, ar bi-zone e pode ter motor 2.0, transmissão
com dupla embreagem e borboletas no volante.
Ford manteve preço para as versões mais simples
As top Titanium, sempre 2.0 e automáticas, vêm com air bags de cortina,
chave presencial, multimídia com GPS e podem ter faróis bi-xenon, teto
solar, assento do motorista com regulagens elétricas e sistema de
estacionamento assistido.
No curto teste-drive, próximo a Fortaleza, não se percebeu alterações. A
suspensão permanece confortável e firme nas curvas, o volante está mais
leve em baixa velocidade e firme quando se acelera um pouco mais e o
tratamento acústico melhorou.
Por dentro, destoando do bom acabamento, design e instrumentação
completa, destacam-se negativamente o forro da porta em plástico duro na
porção superior, falta de tampa para o conector USB e ausência de botão
facilmente acessível para a desativação do sistema de controle de
tração.
Mesmo aumentando a oferta de conteúdo, a Ford manteve o preço de R$
69.900 para a versão mais simples, “SE”. A “Titanium”, na configuração
mais simples, foi reduzida em mil reais e sai por 86.900 e, a mais
completa salta para 95.900.
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