Construção do século 19 abrigava uma biblioteca pública.
Desde 2013, após chuva invadir porão, local está fechado e sem reforma.
O mato alto e o abandono são notórios no chalé, localizado no bairro do Cruzeiro. O casarão histórico foi construído por um português no século 19. Em 2013, o porão foi invadido pela chuva e ficou parcialmente destruído. O espaço, onde funcionada a única biblioteca municipal de Belém, foi fechado.
A Biblioteca Avertano Rocha foi realocada para um casarão particular alugado pela Prefeitura. O espaço tem mais de 40 mil exemplares de livros e revistas e recebe cerca de 20 pessoas por dia.
“Desde abril de 2014 nos estamos neste espaço. Aqui ganhamos mais usuários e ampliamos o público. Temos um espaço melhor. Após a reforma, nós iremos retornar para o chalé”, diz Socorro Mais, diretora da biblioteca.
Para Paulo Miranda, do Movimento Grito Pará, é urgente que as reformas sejam iniciadas. “Nós estamos correndo atrás para que a prefeitura se conscientize de restaurar esse patrimônio porque senão as gerações futuras vão ficar sem conhecer parte da história de Icoaraci”.
Em nota, a Prefeitura de Belém informou que existe um projeto de restauração para o chalé Tavares Cardoso e que esse projeto está em fase final de elaboração.
Assim que essa etapa for concluída, será aberta licitação para a execução da obra. A Prefeitura só não informou quando isso deve ocorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário