sexta-feira, 1 de maio de 2015

Profissionais das 14 ocupações reconhecidas oficialmente em 2015 celebram o primeiro Dia do Trabalho


Naturólogos, gerontólogos e cerimonialistas estão entre as profissões catalogadas neste ano pelo Ministério do Trabalho


Profissionais das 14 ocupações reconhecidas oficialmente em 2015 celebram o primeiro Dia do Trabalho Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
O mercado de trabalho muda de forma constante. Ano a ano, surgem novidades em tecnologias que criam novas ocupações ao mesmo tempo em que outras vão ficando de lado.
Hoje, Dia do Trabalho, algumas profissões vão passar o feriado pela primeira vez entre as reconhecidas de forma oficial pelo Ministério do Trabalho. Mototaxista, condutor de turismo de aventura, gerontólogo e naturólogo estão na lista de 14 profissões homologadas pelo governo.
Há 17 anos, Marilise Ferraz desistiu de uma carreira como psicóloga em que tinha graduação, mestrado e doutorado. Após a perda da filha recém-nascida, ela entrou em depressão profunda. Começou a fazer artesanato para se distrair e dali veio a primeira oportunidade.
Pediram que fizesse algumas peças de biscuit para um casamento. Depois, já era a organização da cerimônia toda. Passou a ser Mari Ferraz e a se dedicar a uma nova profissão, a de cerimonialista.
No dia a dia, ela é uma espécie de fiscal que busca garantir que um evento importante ocorra dentro de todos os ritos planejados. Na maior parte das vezes, é um casamento, mas também realiza festas de 15 anos. Tem que receber os convidados, organizar protocolos, checar se os 50 arranjos de flores comprados chegaram de fato (e cobrar se enviaram apenas 30), enfim, garantir que tudo saia como o planejado.
Hoje, ela faz em média três casamentos por semana. E se diz muito mais recompensada pela mudança de carreira.
– As pessoas ainda têm preconceito, não veem como profissão. Minha irmã acha um absurdo eu ter trocado algo que eu tinha estudado e me dedicado tantos anos para ser cerimonialista – diz Mari.
Respeito do público
Desde 1997, a Unisul oferece o curso de graduação em Naturologia. Fernanda Verzola, de 32 anos, se formou na turma de 2007 e trabalha na área desde então.
Ela conta que, no início, ouvia muitas piadinhas dos colegas, que diziam que ela ia “abraçar árvore e conversar com formigas.” Agora ela tem um consultório, o Espaço Carpe Diem, em parceria com uma academia de Florianópolis, já fez duas pós-graduções e é também professora de medicina chinesa em outra empresa
– Muda a questão do reconhecimento, para pessoas verem que não é achismo, que é um trabalho sério. Vai facilitar até para abrir uma empresa –disse a naturóloga.
Mônica Joesting Siedler trabalha há 27 anos com gerontologia. O gerontólogo tem por função educar para o envelhecimento e tentar interferir em políticas públicas para melhorar as ações para os idosos.
– O envelhecimento ensina que nós temos o hoje, e ele tem que ser aproveitado – diz Mônica, que trabalha como professora e pesquisadora no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC.

CURA NATURAL

(Foto: Marco Favero/ Agência RBS)

Fernanda Verzola diz que, como neta de benzedeira, não teve problemas para explicar a profissão de naturóloga para os pais. A maior dificuldade, no início, foram as piadinhas dos amigos. Aos poucos, foi vendo barreiras sendo quebradas e mais gente começando a entender sua atuação. Ainda hoje, ela conta que a maior procura é por massoterapia, um tratamento mais conhecido. Mas revela que sempre acrescenta outros elementos, como a cromoterapia, que envolve o uso de cores para harmonizar emoções, e a aromaterapia, que utiliza cheiros agradáveis para o mesmo propósito.

ARQUITETA DOS SONHOS

(Foto: Alvarélio Kurossu / Agência RBS)
Para Mari Ferraz, ainda há muita confusão entre as pessoas, em especial com as profissões de mestre de cerimônia e produtor de eventos. Cerimonialista é outra coisa, mais focada no dia do evento, e envolve fazer e seguir protocolos para tudo dar certo no dia do casamento, por exemplo. Ela conta que às vezes é contratada apenas como cerimonialista para casamentos organizados por outras empresas, mas também trabalha com planejamento de eventos. Na foto, ela aparece com o biscuit que fez como lembrancinha do primeiro casamento que organizou.

PLANEJANDO O FUTURO

(Foto: Betina Humeres / Agência RBS)

Formada em Sociologia, Mônica Joesting Siedler encaminhou a carreira para a gerontologia no mestrado e comemora o reconhecimento do Ministério do Trabalho:
– Dá mais atenção a um profissional que está tendo um público cada vez mais amplo, mas sem ter ainda o reconhecimento de sua importância.
Ganha relevância à medida em que a população brasileira envelhece e necessita de mais atenção.

Novas profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho
  • Cerimonialista
  • Condutor de máquinas (bombeador)
  • Condutor de máquinas (mecânico)
  • Condutor de turismo de aventura
  • Condutor de turismo de pesca
  • Fiscal de atividades urbanas
  • Gerontólogo
  • Higienista ocupacional
  • Marinheiro auxiliar de convés
  • Marinheiro auxiliar de máquinas
  • Mototaxista
  • Naturólogo
  • Profissional de relações com investidores
  • Técnico em higiene ocupacional

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário