sábado, 30 de maio de 2015

Governo de MT deverá fornecer leite em pó para filhos de mães com HIV


Lei estadual sancionada visa reduzir contaminações via amamentação.
Em 2014, 224 pessoas contraíram o vírus HIV no estado, segundo a SES.

Do G1 MT
Mães portadoras do vírus HIV poderão obter leite em pó gratuito para amamentar seus filhos em Mato Grosso. Pelo menos é o que determina a lei estadual de número 10.279, sancionada pelo governador Pedro Taques (PDT) e publicada em Diário Oficial nesta última semana. A lei busca evitar que crianças contraiam o vírus por meio da amamentação. Conforme o texto, o governo do estado deverá fornecer leite em pó para as mães soropositivas pelo menos durante os dois primeiros anos da vida da criança.
Segundo o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), autor do projeto de lei, o benefício será concedido às mães que comprovarem que não têm condição de adquirir o leite necessário para alimentação da criança. O parlamentar explicou que os recursos para as despesas decorrentes da execução da lei correrão por dotações orçamentárias, suplementadas se necessário, e constarão dos orçamentos estaduais dos anos subsequentes.
A contaminação da mãe para o filho de fato pode ocorrer por meio da amamentação, a depender da carga viral da mãe.
Por isso, o recomendável é que as crianças filhas de mães soropositivas subtituam o leite materno pelo leite em pó. O problema é que a lata de leite é muitas vezes inacessível a mães de baixa renda devido ao preço elevado.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), entre os anos de 2007 e 2013 foram registrados 3,4 mil novos casos de contaminação por HIV em Mato Grosso. Do total, 25% são crianças e gestantes. Em 2014, exames confirmaram que 224 pessoas contraíram o vírus HIV no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário