sábado, 2 de maio de 2015

Crianças do Nepal agora estão sob a ameaça de doenças e da desnutrição


Em um país onde mais de 40% das crianças têm déficit de crescimento, os riscos de desnutrição aumentaram drasticamente

Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Cruz Vermelha
O terremoto deixou 3 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar
O terremoto deixou 3 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar
Uma semana após o terremoto no Nepal, o Unicef, órgão das Nações Unidas, afirma que a saúde e o bem-estar das crianças afetadas pelo desastre estão em risco, uma vez que muitas estão desabrigadas, em estado de choque e sem acesso a cuidados básicos.
Com a estação das monções chegando em algumas semanas, aumentam os riscos de disseminação de doenças como cólera e infecções diarreicas e de deslizamentos de terra e inundações.

"O terremoto causou uma destruição inimaginável", disse Rownak Khan, representante adjunta do Unicef no Nepal. "Os hospitais estão superlotados, a água é escassa, corpos ainda estão sob os escombros e as pessoas seguem dormindo a céu aberto. Esta é uma condição perfeita para a disseminação de doenças", explica.

O terremoto de 25 de abril derrubou mais de 130 mil casas e deixou 3 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Cerca de 24 mil pessoas estão vivendo em 13 acampamentos de desabrigados em Katmandu.
Em um país onde mais de 40% das crianças têm déficit de crescimento, os riscos de desnutrição aumentaram drasticamente.
Pelo menos 15 mil crianças com desnutrição aguda severa necessitam de alimentação terapêutica com urgência. Há também uma necessidade urgente de se criar condições para que as crianças dos 12 distritos mais afetados voltem à sua rotina normal, com o estabelecimento de espaços amigos da criança, a abertura de escolas e o acesso a serviços básicos, como saúde e água.

Logo após o terremoto, o Unicef usou seus suprimentos humanitários preposicionados para organizar a resposta de emergência. Assim, foi possível fornecer assistência humanitária, incluindo tendas para servir como clínicas de emergência, lona para abrigos, serviços de transporte de água para os campos de desabrigados, pastilhas de purificação de água e kits de higiene.

"Nós temos uma pequena janela de tempo para pôr em prática medidas que vão proteger as crianças afetadas pelo terremoto de surtos de doenças infecciosas – um perigo que pode aumentar pelas condições enlameadas e úmidas trazidas pelas chuvas", disse Khan. "É por isso que é tão crucial levar medicamentos essenciais, equipamentos médicos, tendas e suprimentos de água para essas áreas agora."

Mobilização global
O Unicef lançou um apelo de US$ 50 milhões para apoiar a sua resposta humanitária para o terremoto no Nepal durante os próximos três meses.
 
Os brasileiros também podem contribuir para esta mobilização global. Os recursos arrecadados no Brasil serão integralmente utilizados para atender crianças, adolescentes e famílias mais afetados na tragédia.

Quem quiser efetuar uma doação, pode fazê-lo por três canais:
-- Pelo site de doações do UNICEF. Doe agora!
-- Enviando a palavra “Unicef” para o SMS 27146. Neste caso, o Unicef entrará em contato para acolher a doação.
-- Pela central de atendimento, no número 0800 605 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário