quarta-feira, 1 de abril de 2015

1º de abril: Dia dos Políticos?


População considera a classe política como a que mais faz lembrar a data da Mentira

por
Yuri Abreu
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Nesta quarta-feira, dia primeiro de abril, é celebrado, em todo mundo, o Dia da Mentira. Certamente, alguma vez, você já saiu contando aquela mentirinha por aí apenas para brincar com os amigos ou ouviu uma lorota bem grande. Em Salvador, os políticos foram os mais citados quando o assunto foi lembrado. Mas teve também quem criticasse a desigualdade social no país.
Quando perguntados sobre o tema, populares nem pensaram duas vezes sobre qual seria o principal foco. “Acho que é a nossa presidente dizer que está tudo sobre controle, que está tudo bem e não há motivo para preocupação”, disse o funcionário público, Otoni Gonçalves. “Não tenho a menor dúvida de que a nossa maior mentira seja o governo federal”, enfatizou a aposentada, Glória Araújo.
“Este é, sem dúvida, o dia dos políticos. Eles que, antes das eleições, dizem que vão fazer um monte de coisas, mas, quando assumem os cargos, não fazem é nada” reclamou um vendedor de assessórios para celular que não quis se identificar. Por outro lado, tem quem ache mentira falar de que o país está cada vez mais igual. “É só discurso dizer que há igualdade social, econômica e de gênero no Brasil. Acho que essa é a nossa maior mentira nos dias atuais”, falaram as estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Letícia Melo e Elisane Barbosa.
INÍCIO
Dentre as muitas teorias existentes quanto ao surgimento da data, uma delas diz que tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, século XVI, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.
Segundo historiadores, antes da mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, no entanto, não gostaram da mudança no calendário e continuaram a celebrar a data como era antes. Isso acabou virando motivo de chacota por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data.
Por isso, elas passaram a fazer brincadeiras com os mais radicais, enviando-lhes convites de festas que não existiam. Porém, tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, daí o surgimento do dia 1º de abril como Dia da Mentira. Aqui no Brasil, a data começou a ser difundida em Minas Gerais, onde circulou o jornal “A Mentira”. Logo na sua primeira edição, do dia 1º de abril de 1828, foi noticiada a morte do então imperador Dom Pedro I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário