sábado, 28 de março de 2015

Projeto de escola ensina crianças a arte do circo em Cariacica, no ES


Malabarismo, contorcionismo e palhaçadas são ensinados na aulas.
Atividades começaram após apresentação do Palhaço Mandioquinha.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
Fazer malabares, contorcionismos e até mesmo palhaçadas para fazer o público rir.  É o que ensina o projeto de circo 'Marcas da Alegria', em Cariacica, na Grande Vitória. As aulas acontecem na escola Teotônio Brandão Vilela, no bairro Nova Rosa da Penha II. Crianças da comunidade de seis a 14 anos montam espetáculos e se divertem no local. O projeto já atua há oito anos na região, mostrando que no circo os pequenos também podem conquistar o seu lugar.
Com apenas 10 anos, a aluno do projeto Thaylany Felix fala o que espera encontrar no circo. "Eu gosto de fazer as aulas, porque eu garanto o meu futuro nisso também. Eu quero ser uma artista circense", fala a pequena contorcionista.
Projeto de escola ensina crianças a arte do circo em Cariacica, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Projeto de escola ensina crianças a arte do circo em Cariacica (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
As atividades do Projeto se iniciaram após o Circo do Palhaço Mandioquinha se apresentar na escola há oitos anos. A diretora, Josemária Soares, que se encantou com a arte circense, pensou que seria uma ótima ideia misturá-la ao conteúdo pedagógico. "É interessante para os alunos estarem em um horário na aula, e no outro fazendo as atividades do circo. Isso acaba ajudando na aprendizagem do aluno e eles pegam gosto pela escola, o que é  muito bom. A gente também torna a escola alegre, feliz assim", contou a diretora.
Orgulho
A arte que é ensinada no contra turno dos alunos se tornou orgulho para um dos personagens principais desse projeto, o próprio palhaço Mandioquinha, que tem o nome real de Lucivaldo da Silva. "Não tem nada melhor nesse mundo, não tem nada que pague o fato de eu ensinar a arte do circo para essa crianças. E eu pretendo estar sempre com o circo, porque ele é a minha vida, é tudo. Circo é arte e circo é cultura", conta Mandioquinha.             
Atualmente, todo o projeto se inspira na história da família Palhaço Mandioquinha que possui um circo itinerante. A esposa dele, Francimara da Silva, que também atua ensinando as crianças fala que o foco do projeto também é social. "Todas as semanas nós temos oficinas por duas horas ao dias. Nós ensinamos a criança a arte circense e para eles é muito legal. Mas nós não ensinamos apenas o lado divertido, trabalhamos o que é ser cidadão também", conta a educadora.
  •  
É um amor e tanto que eu tenho pelo circo. Estou muito feliz aqui na escola"
Natan da Silva, aluno
Motivação
A motivação para atuar na arte circense é passada de jovem para jovem. O adolescente Marcos Antônio, por exemplo, de apenas 16 anos, já é um palhaço profissional. Ele tem orgulho da profissão que vem de família, por ser filho do palhaço Mandioquinha. "Eu nasci e fui criado debaixo da lona de um circo, meu pai e minha mãe também são professores dessa arte. Quando eu ensino junto a eles então, eu fico muito feliz. Por que eu também sei que todas essas crianças, que fazem parte do projeto adoram o circo, adoram poder estar aqui", falou Marcos.
O adolescente também se tornou inspiração para os menores. Como um ajuda e ensina o outro na hora da maquiagem, no vestir, e no dia a dia nas oficinas, o sonho do circo volta a ser compartilhado. "Eu quero ser um artista circense, porque eu não tenho como explicar. É um amor e tanto que eu tenho pelo circo. Estou muito feliz aqui na escola", revela o aluno Natan da Silva.
Apresentações
O que os alunos do projeto 'Marcas da Alegria' aprendem, eles mostram em pequenos espetáculos na escola Escola Teotônio Brandão Vilela, aos outros alunos. Com palhaços, malabaristas, contorcionistas e até gente que anda em perna de pau, eles provam que não são apenas os próprios artistas mirins que gostam do circo, e sim toda a garotada. "Eu achei muito bom os palhaços, as palhaçadas e as contorções da bailarinas também", falou uma estudante.
* Com colaboração de Camila Domingues, da TV Gazeta.
Crianças apresentam para colegas o que aprendem nas aulas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Crianças apresentam para colegas o que aprendem nas aulas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário