quinta-feira, 26 de março de 2015

Equinos e muares receberão microchips, em Ji-Paraná, RO


Animais serão monitorados pelo Centro de Zoonoses.
'Projeto Carroceiro' surgiu devido aos maus tratos e negligência.

Samira Lima Do G1 RO
Nove animais foram atendidos no primeiro dia do Projeto Carroceiro (Foto: TV Ji-Paraná/Reprodução)Nove animais foram atendidos no primeiro dia do Projeto Carroceiro (Foto: TV Ji-Paraná/Reprodução)
Um projeto da Secretaria de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Zoonoses e em parceria com o Hospital Veterinário do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), irá cadastrar, chipar e dar acompanhamento veterinário para cavalos e muares que sejam utilizados em trabalhos de carga, em Ji-Paraná (RO), cidade localizada a 374 quilômetros de Porto Velho. Denominado "Projeto Carroceiro", a iniciativa tem como foco cadastrar os animais e controlar a circulação deles na zona urbana.
"Muitas pessoas utilizam esses animais no trabalho, dentro da cidade. Temos várias ocorrências de roubo, maus tratos e abandono. Com a microchipagem, saberemos quem é o responsável pelo animal e poderemos cobrar dele os motivos da negligência, seja qual for", explicou o médico veterinário do Centro de Zoonoses, Henrique Carvalho.
No primeiro dia do projeto, nove animais foram examinados, para receberem o chip  posteriormente. Carvalho lembrou que nem só animais que façam serviços de tração animal  serão amparados pelo projeto. "Não precisa necessariamente ser um animal que puxa carroça. Ele pode auxiliar o homem no trabalho de diversas outras formas e por isso, também será chipado, pois precisamos monitorar a saúde desse animal", explicou.
Atualmente, o Centro de Zoonoses identifica os animais monitorados por marcas na pele. "O chip tem a vantagem de ser eterno e passar todas as informações para nós rapidamente", complementou Carvalho. Os animais passarão por exames sanguíneos, receberão vacina contra tétano e o microchip. O "Projeto Carroceiro" acontecerá sempre às sextas-feiras, no Hospital Veterinário da Ulbra, a partir das 14:30h, sem data prevista para término.

Nenhum comentário:

Postar um comentário