sábado, 28 de março de 2015

Campanha de doação de sangue inicia Semana do Autismo, em Porto Velho


Campanha de doação será de 28 de março a 9 de abril, na Fhemeron.
Semana comemora Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Do G1 RO
Semana do Autismo é comemorada em Porto Velho, RO (Foto: CMMAA/Divulgação)Semana do Autismo é comemorada em Porto Velho, RO (Foto: CMMAA/Divulgação)
O Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), em Porto Velho, estará promovendo eventos durante a Semana de Conscientização do Autismo, realizada para comemorar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril. A programação iniciou neste sábado (28), com o "Café Solidário" na rua Paulo Leal, 454, no centro da capital. Com o tema 'Doe Sangue, Doa Vida', a ideia incentiva a doação de sangue, na Fhemeron. A campanha para a coleta se estende até o dia 9 de maio.
No domingo (29), será realizado um piquenique com as crianças do centro multidisciplinar, às 9h, no Parque Natural da Cidade, em Porto Velho. Na terça (31), será realizada uma apresentação aos gestores e professores das escolas que atendem crianças do CMMAA. Quarta-feira (1) acontece um pitstop e stand. Na quinta (2) haverá uma solenidade no estacionamento so shopping da cidade, às 17h, onde serão soltos 1.000 balões a gás. Na sexta-feira (3) haverá palestra, às 19h, sobre 'Direito das pessoas no espectro do Autismo', no CMMAA. Quinta-feira (9) é dia de audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia , para debater sobre a lei que trata dos direitos das pessoas com autismo.
CMMAA
O CMMAA faz parte da Associação Wesleyana de Ação Social (AWAS) e atende crianças e adolescentes no espectro do autismo e síndromes similares. O autismo tem por característica principal a dificuldade em se relacionar com o outro socialmente, além de dificuldades para se expressar e mudanças de comportamento.
Mais informações sobre  a programação da semana podem ser obtidas pelos telefones 9217.8839 ou 9981.9614.
Lei 12.764
Em 27 de dezembro de 2013, o governo brasileiro instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (Lei 12.764), que passou a ser considerada como “pessoa com deficiência” para todos os efeitos legais.
A medida veio atender uma antiga reivindicação dos familiares dos portadores da síndrome e foi o primeiro passo para que o Ministério da Saúde providenciasse a criação de uma Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com TEA. Também foi criada uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que médicos do Sistema Único de Saúde possam fazer uma identificação precoce do autismo em crianças de até três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário