domingo, 1 de fevereiro de 2015

Voluntários se unem pelo Whatsapp para ajudar famílias em Rio Branco


Campanha 'Final de mês feliz' arrecada alimentos para ajudar famílias. Grupo se reúne todos os sábados para coletar alimentos nos bairros.

Iryá Rodrigues Do G1 AC
Voluntários se unem pelo Whatsapp para ajudar famílias carentes (Foto: Reprodução Facebook)Voluntários se unem pelo Whatsapp para ajudar famílias carentes (Foto: Reprodução/Facebook)
'Com o objetivo de que famílias carentes tenham uma refeição digna', um grupo de pessoas se uniram pelo Whatsapp para arrecadar alimentos e distribuir sacolões para famílias carentes de Rio Branco. O projeto "Final de mês feliz", conta com 10 voluntários, teve início em novembro de 2014 e já ajudou ao menos 16 famílias. Segundo um dos idealizadores do projeto, Walison Santos do Nascimento Cacela, de 27 anos, a iniciativa busca dar assistência à famílias carentes durante o final de todos os meses. "Pensamos em fazer diferente, existem vários projetos que ajudam somente no final do ano, então, a gente quer contribuir durante todos os meses do ano", explica.
Cacela conta que a ideia surgiu a partir de um grupo de notícias do whatsapp, em que várias pessoas se uniram para realizar um protesto contra o preço do combustível. Com isso, ele viu que era possível mobilizar as pessoas pelo aplicativo e juntou a vontade que tinha em ajudar famílias carentes para mobilizar voluntários.
"Quando percebi que as pessoas usavam o aplicativo Whatsapp para combinar movimentos, vi a chance de realizar esse sonho de ajudar famílias carentes. Sempre tive vontade de fazer um projeto como esse. Então, criei o grupo Final de mês feliz e comecei a convidar pessoas de vários grupos de notícias, quem aceitava era adicionado ao grupo. No início, mais de 30 pessoas aderiram ao projeto, mas como é um trabalho voluntário, tem suas dificuldades, e hoje somos 10 voluntários", diz o idealizador.
Por meio do aplicativo, os voluntários combinam o bairro e o horário das visitas e durantes os sábados se reúnem para pedir alimentos nas casas. Em seguida, os sacolões são montados com o que foi arrecadado e ao final de cada mês são feitas as entregas. "Guardamos todos os alimentos arrecadados na minha casa, e no último final de semana do mês nós entregamos os sacolões. Buscamos selecionar famílias que realmente precisam receber o sacolão", explica.
Por meio do aplicativo, voluntários combinam o bairro e o horário das visitas e entregas (Foto: Reprodução Facebook)Pelo aplicativo, voluntários combinam bairro e horário
das visitas e entregas (Foto: Reprodução Facebook)
A primeira entrega do projeto ocorreu no mês de novembro, no bairro Caladinho, onde cerca de seis sacolões foram distribuídos para famílias carentes. As cestas básicas arrecadadas para o mês de dezembro foram para 10 famílias do bairro Vila Maria, localizado na estrada da Custódio Freire, em Rio Branco.
"Como a quantidade de voluntários reduziu muito, estamos fazendo divulgação da campanha em outros grupos do whatsapp, ou seja, mandamos uma nota para vários grupos, falando sobre o projeto, e as pessoas têm nos procurado para fazer as doações, e vamos até elas buscar. Além disso, as pessoas podem entrar em contato pelo Facebook do projeto, que iremos buscar as doações", explica.
De acordo com Cacela, como o objetivo da campanha Final de mês feliz é garantir que as famílias carentes tenham uma refeição digna para comer, é fundamental a participação do máximo de pessoas. "O projeto não está veiculado a nenhuma instituição, então é importante a participação do máximo de voluntários. Para participar da iniciativa basta nos procurar pela fanpage do projeto. Convidamos a todos os acreanos a exercerem a solidariedade através da doação de alimentos, tanto quando batemos em suas portas, como nos procurando no Facebook", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário