quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Vendas de abadás têm recuo de cerca de 20%; camarotes são apostas na BA


Copa do Mundo e preferência por conforto justificam queda nas vendas.
Blocos custam de R$ 110 a R$ 890; camarotes variam de R$ 190 a R$ 1.590.

Henrique Mendes Do G1 BA
Ivete no trio  (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)Venda de blocos deve recuar em 2015, segundo diretor da Central do Carnaval (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
A pouco mais de um mês do início da festa momesca de 2015, que começa oficialmente em Salvador no dia 11 de fevereiro (quarta-feira), a Central do Carnaval, maior comercializadora de abadás e camarotes da capital baiana, registrou uma redução de 15% a 20% nas vendas de blocos de fevereiro a dezembro de 2014, quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com o diretor e um dos fundadores da empresa, Joaquim Nery, a redução na procura por blocos para o carnaval 2015 é explicada por dois grandes motivos: a realização da Copa do Mundo no Brasil e a mudança de perfil do público que curte a maior festa de rua do mundo.
"2014 foi um ano meio complicado. A Copa do Mundo, por exemplo, acabou competindo com o carnaval", disse Nery sobre a concorrência enfrentada com o evento mundial que trouxe seis jogos para capital baiana. Conforme o empresário, as vendas dos blocos voltou a apresentar crescimento neste mês de janeiro, mas a tendência é de que a comercialização para o carnaval 2015 encerre mesmo em queda em relação ao ano passado.
Joaquim Nery explica que o recuo nas vendas de blocos é um reflexo da mudança de perfil do público, que, em parte, tem migrado para os camarotes. "Essa tem sido a tendência já há alguns anos. Talvez, o principal motivo é o padrão que os camarotes impuseram. São estruturas que oferecem muito conforto. Hoje, além de ser um espaço de observação [de trios], é um espaço de vivências. Os camarotes hoje recebem shows de grandes atrações", argumenta.
A tendência de migração do público das ruas para os camarotes, segundo Nery, é espontânea. "A gente avalia que o carnaval é uma eterna evolução. Essa evolução é feita de forma espontânea", ressalta. Ele ainda afirma que os rumos tomados pelo carnaval são orientados pelo público e não pelo empresários.
Procurada pela G1, a Axé Mix, empresa que comercializa blocos tradicionais como Coruja (Ivete Sangalo) e Cocobambu (Durval Lelys e Claudia Leitte), não esboçou o atual cenário de vendas até a publicação desta reportagem.
Vendas e preços
De acordo com Joaquim Nery, as vendas de abadás devem ser intensificadas nos últimos 30 dias de vendas. Até o momento, ele antecipa que os blocos mais procurados são Camaleão (Bell Marques), Timbalada e Vumbora (Bell Marques). O empresário também destaca que os blocos Largadinho (Claudia Leitte) e Crocodilo (Daniela Mercury) têm apresentado boa performance a partir da garantia de um público cativo.
Dentre os blocos comercializados pela Central do Carnaval, o mais barato é o "Banana Coral" (Oito7Nove4), que sai no dia 13 de fevereiro (sexta-feira) pelo valor de R$ 110; o mais caro é "Camaleão", que no dia 15 de fevereiro (domingo) sai pelo valor de R$ 890.
Já em relação aos camarotes, o mais barato é "Axé Bahia", que no do dia 12 de fevereiro (quinta-feira) custa R$ 190 (feminino); o mais caro é "Camarote Salvador", que no dia 16 de fevereiro (segunda-feira) chega a custar R$ 1.590 (masculino).

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