terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Raios e chuva provocaram apagões em aeroporto de MT, diz Infraero


Segundo Infraero, raios e chuva provocaram 'fuga de corrente elétrica'.
Decolagens foram canceladas e pousos foram enviados a outros aeroportos.

Do G1 MT
Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande (MT) (Foto: Diego Hurtado/TVCA)Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande.
(MT) (Foto: Diego Hurtado/TVCA)
Os apagões registrados durante o último final de semana no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, foram causados pelo mau tempo. A explicação é do superintendente de manutenção da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Ivan Oliveira Souto. "Foi uma situação que fugiu ao nosso controle e foi decorrente dos raios e forte chuva da última sexta-feira [23]", disse Souto. Segundo ele, esses fatores causaram uma chamada 'fuga de corrente elétrica'.
"[O sistema] É como se fossem lâmpadas de Natal. Se uma parte entra em colapso, para garantir a segurança de que todas tenham o mesmo brilho, o sistema automaticamente se desliga", explicou o superintentende. Segundo ele, as falhas foram detectadas em dois trechos da pista.
Inicialmente, a própria Infraero havia informado que a falta de iluminação na pista havia sido provocada por curto-circuitos. Os apagões ocorreram na noite de sexta-feira (23), estendendo-se até madrugada de sábado (24), e também na noite de domingo (25).
Decolagens foram canceladas e pousos foram redirecionados para outros aeoportos do estado, provocando transtornos aos passageiros.
Desde a segunda-feira (26), uma equipe da Infraero realiza uma inspeção nos aproximadamente 10 mil metros de cabos em toda a pista do Aeroporto Marechal Rondon. Conforme os técnicos, os trabalhos devem continuar até sexta-feira (30). Porém, isso deve continuar ocorrendo sem a interrupção das atividades do aeroporto, de acordo com a Infraero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário