quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Professor de 74 anos é notificado por estacionar em vaga de idosos na BA


Caso aconteceu na cidade de Santo Antônio de Jesus, no interior do estado.
'Fiquei até me sentindo jovem', brincou idoso após notificação.

Do G1 BA
Aposentador é notificado por estacionar em vaga de idosos na Bahia (Foto: Marcus Augusto/Site Voz da Bahia)Aposentado é notificado por estacionar em vaga de
idosos. (Foto: Marcus Augusto/Site Voz da Bahia)
Um professor aposentado de 74 anos foi notificado por estacionar o carro em uma vaga para idosos, na cidade de Santo Antônio de Jesus, localizada a 179 quilômetros de Salvador.
Jorge Leal Hohlenwerger conta que parou o veículo em frente a uma agência bancária, para utilizar o caixa eletrônico, em dezembro do ano passado. Na última terça-feira (27), um mês depois, foi surpreendido com um documento enviado à sua residência pela Secretaria Municipal de Trânsito, informando que ele tinha infringido a lei.
"Eram umas 18h30 de uma sexta-feira, quando eu cheguei no local e estacionei o carro. Tinha pouco movimento no banco, que fica no centro da cidade. Depois, quando eu saí da agência, não tinha nada no vidro do carro e também não vi nenhum agente de trânsito. Acho que eles nem perceberam que sou idoso e tenho direito de usar a vaga, e foram logo notificando", afirmou o aposentado, em entrevista ao G1, nesta quarta (28).
Aposentador é notificado por estacionar em vaga de idosos na Bahia (Foto: Marcus Augusto/Site Voz da Bahia)Notificação foi enviada ao aposentado um mês após
infração. (Foto: Marcus Augusto/Site Voz da Bahia)
A notificação emitida pelo órgão de trânsito, segundo o idoso, pede que ele dê esclarecimentos sobre o ocorrido em um prazo de até um mês, sob pena de multa.
Apesar do problema, Jorge mantém o bom humor.
"Quando eu recebi a correspondência informando que eu tinha estacionado de forma indevida na vaga de idosos, eu fiquei até me sentindo um jovem de 74 anos, em uma vaga de pessoas velhas", brincou o aposentado.
O ex-professor, que mora em Santo Antônio de Jesus há 17 anos, suspeita que os agentes de trânsito tenham apenas observado sua aparência e imaginado que fosse bem mais jovem. "Eles sequer tiveram o trabalho de verificar no banco de dados a data do meu nascimento. Às vezes tem uma briga danada por conta dessa vaga. Muitas motos e carros de pessoas que não são idosas estacionam no local, e eles não fazem nada. Acho que naquele dia eles tinham que mostrar serviço, e notificaram o primeiro carro que viram pela frente. Vou buscar meus direitos, caso eles façam a cobrança da multa", diz.
O superintendente municipal de trânsito e transporte, Luciano Moura, afirmou ao G1 que o aposentado foi notificado porque o carro dele não estava com o cartão de idoso no painel.
"O cartão é obrigatório para para estacionar em vagas para idosos e precisa estar visível. Como ele não tinha esse cartão, o agente de trânsito o notificou com razão", afirmou.
Moura sugere que o aposentado procure a Superintendência de Trânsito para que a situação possa ser resolvida. "Quando ele apresentar os documentos do carro e habilitação em dia, além de comprovar a idade, nós vamos fazer a defesa dele pra que ele nao seja multado", disse.
O superintendente de trânsito disse ainda que, a partir de fevereiro, o órgão vai começar a cadastrar idosos e portadores de deficiência da cidade, que receberão os cartões para serem usados nos veículos e usarem as vagas especiais em estacionamentos.
Segundo Moura, quem for flagrado sem cartão, ocupando as vagas especiais, está sujeito à notificação, reboque e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário