terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Prefeitura proíbe uso de água para lavar carros e ruas em Guarapari, ES


Decreto será publicado nesta quarta-feira (28) e já começa a valer.
Qualquer situação que não seja para consumo humano ficará proibida.

Do G1 ES
Prefeitura proíbe lavagem de carros com água potável (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Prefeitura proíbe lavagem de carros com água
potável (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Um decreto da prefeitura de Guarapari, litoral do Espírito Santo, proíbe o uso de água potável da rede pública para lavar veículos, calçadas, frentes de imóveis, ruas, encher piscinas, e outras situações que não sejam o consumo humano, a partir desta quarta-feira (28). De acordo com a administração municipal, foram considerados vários fatores antes da imposição da medida, tais como a prolongada estiagem, o clima seco e a atual falta de água. A prefeitura ainda acrescentou que os infratores poderão ser multados.

O decreto será publicado na íntegra nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial, entrando em vigor a partir da sua publicação. Além das proibições já citadas, a partir dessa data os estabelecimentos comerciais especializados em lavagem de veículo e indústrias que dependam da utilização de água em seu processo produtivo deverão adotar sistema de captação de água subterrânea e sistema de reúso.
Também ocorrerá restrições e consumo racional da água potável, fornecida pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), por prazo indeterminado em residências, indústrias e prédios públicos localizados no município. As medidas foram adotadas para que os serviços continuem a atender às necessidades fundamentais da população.

Segundo a Prefeitura Municipal de Guarapari, haverá fiscalização de Meio Ambiente e de Posturas, no que diz respeito à notificação e imposição de multas aos infratores.

Racionamento
A prefeitura informou que a medida precisou ser tomada considerando três situações:

- A prolongada estiagem que reduziu os níveis de água acumulada nas bacias e reservatórios integrantes do sistema de captação de água que abastecem as estações de tratamento do município de Guarapari;

- As previsões meteorológicas que indicam clima seco durante todo o período de verão e início do outono, e que a estiagem é generalizada em todo o estado do Espírito Santo;

- Considerando a possibilidade de desabastecimento severo de água potável caso não haja providências efetivas para o racionamento e utilização deste recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário