quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Artista esculpe Convento da Penha com areia de praia, no ES


Obra está exposta na Praia de Itaparica, em Vila Velha.
Para poder conclui-la, artista dormiu ao lado da construção de areia.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
Considerado um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, o Convento da Penha ganhou uma homenagem de um artista paulista que está em terras capixabas. Utilizando um tipo específico de cola e a areia da Praia de Itaparica, em Vila Velha, Nelson Amazonas ergueu uma réplica da construção do santuário, que está encantando os banhistas que passam pelo local. O trabalho, que teve duração de cerca de um dia, exigindo que o artista dormisse no local, deve permanecer intacto por cerca de oito dias, segundo o próprio Nelson.
Aos 53 anos, ele contou que começou a construir a réplica na manhã desta quarta-feira (28). A conclusão ocorreu na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com o paulista, esta não é a primeira obra esculpidas por essas mão. O artista vive viajando pelo litoral brasileira e, em cada cidade, faz a homenagem erguendo um importante ponto turístico de cada local. Para fazer as viagens, ele conta com as doações que de quem visita e gosta do que vê.
Mistura de talento, concentração e prática, Nelson relembrou como começou essa arte. "Eu comecei a fazer a escultura porque eu vi um francês fazendo lá em Santos, aí achei interessante, comecei fazer e já estou com 20 anos. Hoje é minha profissão, eu vivo disso daí", contou.
Com uma atividade que demanda mais de um dia para ser finalizada, Nelson explica que ele acaba dormindo ao lado da obra. "Já chegaram a pagar hotel pra eu dormir, mas eu vou e não consigo. Eu fico preocupado com o meu trabalho aqui. Eu tenho que estar na minha barraca", disse. Nelson também tem uma alternativa para evitar a ação do vento. "A técnica é a seguinte. eu vou esculpindo e aplico uma cola para o vento não desmanchar. Porque senão vai secando e o vento vai tirando".
A iniciativa foi aprovada por quem viu o resultado. "Muito legal, muito interessante, é cultura. Inclusive eu falei com a minha neta que a gente precisa incentivar que cada vez mais pessoas se dediquem a esse tipo de trabalho", disse um dos homens que apreciava o convento de areia. Após finalizada, o artista disse que a obra deve durar cerca de oito dias. Enquanto isso, ele permanece no estado até o Carnaval, quando, então, segue para o Rio Grande do Sul.
* Com colaboração de Rodrigo Maia, da TV Gazeta
'Convento de areia' foi construído na Praia de Itaparica, em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)'Convento de areia' foi construído na Praia de Itaparica, em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário